GPS Brasília comscore

Puppy Yoga: aulas com cãezinhos em Brasília unem fofura com propósito

Prática inclui benefícios para a saúde e faz com que aulas sejam disputadas

Quem imaginaria que uma prática milenar como o yoga poderia se tornar ainda mais encantadora com a presença de filhotinhos de cachorro? Essa é a proposta do puppy yoga, atividade promovida em estúdios que oferecem aulas com a “participação especial” de animais. 

Em Brasília, a Casa Adhara, no Lago Sul, conta com uma parceria com a ONG Aumigos do Quadradinho para proporcionar o momento fofura. A ideia surgiu de forma espontânea, mas o sucesso foi imediato.

A fundadora da Casa Adhara, Ligia Amorim, conta que sempre sonhou em trazer a prática para o espaço, inspirado em exemplos vindos dos Estados Unidos e Europa. A oportunidade veio quando uma aluna voluntária da ONG sugeriu uma aula especial com os cãezinhos resgatados e disponíveis para adoção. “Eu adorei a proposta e aceitei na hora“, relembra. A primeira edição teve as vagas esgotadas em poucas horas — e o mesmo ocorre até hoje, mesmo com duas sessões por evento.

Foto: Divulgação/Casa Adhara

Foto: Divulgação/Casa Adhara

Além dos benefícios físicos e mentais do yoga, as aulas com cachorrinhos oferece algo a mais: uma experiência emocional profunda. A interação com os filhotes cria um ambiente de leveza, afeto e espontaneidade. “Orientamos sempre os alunos a priorizarem o contato com os cachorrinhos durante a prática para aproveitar ao máximo essa experiência única“, explica Ligia.

Esse impacto positivo é reforçado pela psicóloga Leninha Wagner. Segundo ela, os efeitos dessa interação são cientificamente comprovados.

“Há benefícios mentais amplamente comprovados na nossa relação com animais — especialmente com cães — em atividades como o puppy yoga. Isso porque a interação com cães estimula a liberação de oxitocina, hormônio associado ao afeto e à conexão social, além de reduzir os níveis de cortisol, que está relacionado ao estresse. Também há aumento de serotonina e dopamina, neurotransmissores ligados ao prazer, motivação e estabilidade emocional”, explica.

A psicóloga destaca ainda que a presença dos filhotes favorece o foco no momento presente — um dos princípios do yoga. “Esses efeitos bioquímicos promovem uma sensação geral de bem-estar e acolhimento emocional. Em especial, os cães despertam emoções positivas autênticas e espontâneas, o que facilita estados de relaxamento e presença“, comenta.

Foto: Divulgação/Casa Adhara

Foto: Divulgação/Casa Adhara

Para os AUlunos — como os filhotes são carinhosamente apelidados —, a prática é igualmente positiva; além de receberem carinho e atenção, têm a chance de encontrar uma família. Todos os cães presentes são resgatados pela ONG Aumigos do Quadradinho e estão disponíveis para adoção.

Bem-estar em primeiro lugar

O evento também cumpre um importante papel social. Toda a arrecadação das aulas é destinada à ONG, que utiliza os recursos para cobrir custos com ração, atendimento veterinário e castração. “No início, pedíamos um saco de ração como inscrição, mas optamos por solicitar o valor de uma aula avulsa na Casa Adhara, o que oferece mais flexibilidade para que a ONG use os recursos conforme sua necessidade“, conta Ligia. A aula custa R$ 70. 

Foto: Divulgação/Casa Adhara

Além do apoio financeiro, o puppy yoga ajuda a dar visibilidade à causa animal. Os participantes são incentivados a marcar o espaço nas redes sociais, ampliando o alcance e promovendo mais adoções e doações.

Os filhotes que participam são sempre acompanhados por uma equipe de quatro a seis voluntários que garantem sua segurança e conforto durante as aulas. O ambiente é cuidadosamente preparado com brinquedos, petiscos, água fresca e acesso a um jardim. O comportamento natural dos cães é respeitado — ou seja, interações não são forçadas.

Foto: Divulgação/Casa Adhara

A fórmula tem dado tão certo que, após seis edições, não houve um único incidente. “Pelo contrário, os momentos são sempre repletos de diversão, carinho e presença. Os participantes relatam como a experiência faz bem para eles, e notamos que os filhotes também se divertem muito!”, diz a idealizadora do projeto. 

O público não apenas aprova — ele volta. Muitas pessoas participam de várias edições e trazem amigos e familiares. Além de adoções, que são conquistas, a experiência tem um impacto duradouro. “Percebemos que as pessoas se sensibilizam com a causa e passam a entender que adotar é uma escolha muito mais significativa do que comprar“, completa. 

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Paradoxo entre a fome e a obesidade constitui uma das …

O vício em jogos é parte das categorias dos Transtornos …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.