GPS Brasília comscore

Público da 17ª Parada LGBTQIAP+ de Taguatinga terá acesso a ações educativas de saúde

O GDF vai distribuir autoteste de HIV, preservativo, lubrificante e material informativo durante o desfile
Durante a abertura da 17ª Parada LGBTQIAP+ de Taguatinga, também foram celebradas a institucionalização do Ambulatório Trans e a criação de mutirão para zerar a demanda reprimida | Foto: Sandro Araújo/ Agência Saúde-DF

Compartilhe:

Tradicional festa da diversidade, a 17ª Parada LGBTQIAP+ de Taguatinga ocorrerá no próximo domingo (15), com concentração na Avenida das Palmeiras, às 13h. O Governo do Distrito Federal, por meio da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), participará do desfile com ações educativas, além da distribuição de 500 kits compostos por autoteste de HIV, preservativo, lubrificante e material informativo. A pasta esteve na abertura do evento, nessa terça (10), no Teatro do Sesc, data em que também foram celebradas a institucionalização do Ambulatório Trans, junto à pasta e ao Ministério da Saúde, e a criação de mutirão para zerar a demanda reprimida.

Coordenadora da Atenção Primária à Saúde (Coaps), Sandra Araújo destacou que a secretaria tem investido na qualidade das várias linhas de cuidado para atender à comunidade. “Nosso objetivo é garantir o pleno direito de acesso à saúde. Valorizamos o respeito e a inclusão, assegurando que todos sejam acolhidos e respeitados, com acesso transversal a todos os níveis de atenção da Secretaria”, disse.

A SES-DF vem debatendo a elaboração de um manual técnico de orientação para médicos focando o cuidado específico da população LGBTQIAP+ na Atenção Primária. “A Secretaria vem desenvolvendo uma série de atividades na perspectiva de sempre atender a comunidade com o respeito que merece”, completou a coordenadora.

Presidente do Grupo LGBT+ Estruturação de Brasília, Michel Platini destacou a importância da parceria com a Secretaria de Saúde. “A SES-DF possibilita uma série de atendimentos, inclusive de enfrentamento ao HIV/Aids na nossa comunidade, além do acesso facilitado a insumos de prevenção. Essa gestão da pasta é a mais próxima que a gente conseguiu conquistar nesses anos de luta”, ressaltou.

Também participaram do evento a gerente de Atenção à Saúde de Populações em Situação Vulnerável e Programas Especiais (Gaspvp), Juliana Soares; a coordenadora do Ambulatório Trans, Sidneia Vasconcelos; a gerente de Áreas Programáticas da Atenção Primária à Saúde da Região Sudoeste, Fernanda Lucena; e a diretora substituta de Atenção Primária à Saúde da Região Sudoeste, Aline Cupertino.

Diversidade

No último dia 8, a Secretaria de Saúde também esteve presente na 2ª Feira LGBTQIAP+ de Empreendedorismo, Saúde, Esporte e Cultura. Foram ofertados serviços de vacinação, aconselhamento e orientações para prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (IST), distribuição de preservativos e lubrificantes, testagem rápida para hepatite B, hepatite C, HIV e sífilis, consultas, e dispensação de profilaxia pré e pós-exposição.

*Com informações da Secretaria de Saúde