GPS Brasília comscore

PSol protocola pedido de impeachment contra Tarcísio

Deputados acusam governador de SP de "crime contra a segurança interna do País"

A bancada do PSol na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) protocolou um pedido de impeachment contra o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos). Segundo o partido, o titular do Palácio dos Bandeirantes teria auxiliado o “ex-presidente Jair Bolsonaro em uma tentativa de sair do País”, além de “ter apoiado os ataques de Trump ao Brasil”.

“Tarcísio extrapolou suas atribuições enquanto governador, além de violar o dever de lealdade institucional ao se alinhar a interesses estrangeiros em meio a uma grave crise diplomática”, diz o documento, assinado pelos deputados estaduais Carlos Giannazi, Ediane Maria, Guilherme Cortez, Mônica Seixas e Paula da Bancada Feminista.

“Ao endossar a chantagem de Donald Trump contra o Poder Judiciário brasileiro, articulada por intermediação do deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro, e articular a ida de Jair Bolsonaro aos Estados Unidos, o governador incide ainda em crime contra a segurança interna do País por concorrer com a prática de crimes contra o Estado Democrático de Direito”, prosseguem os parlamentares. 

Em janeiro, o governador de São Paulo comemorou a posse do presidente dos EUA, e publicou foto nas redes sociais com o slogan “Make America Great Again”. Os deputados também dizem que o uso de adereços da campanha de Trump, adesão a slogans norte-americanos, apoio a “mensagens ameaçadoras” contra o país e a celebração da posse de “um presidente estrangeiro hostil ao País” são atos contra o dever constitucional de governantes de resguardar a soberania nacional.

“Enquanto o Brasil sofre um ataque econômico e institucional sem precedentes, o governador de São Paulo se comporta como um agente a serviço de um projeto autoritário estrangeiro, que busca enfraquecer a soberania brasileira, fragilizar a democracia e subjugar a nossa economia”, defende o deputado estadual Guilherme Cortez. 

Alvo de críticas

Desde o anúncio do tarifaço de Trump, Tarcísio foi alvo de críticas por publicação no X: “Lula colocou sua ideologia acima da economia, e esse é o resultado”. Recentemente, o governador disse em entrevista que o tarifaço era “deletério, principalmente para aqueles estados que têm produção industrial de maior valor agregado”.

Este é o terceiro pedido de Impeachment contra Tarcísio na Alesp. No dia 9 de julho, a deputada estadual Ediane Maria (PSol) protocolou pedido de impedimento pela publicação do governador no X.

Em março, houve pedido feito por 110 movimentos sociais e deputados contra o governador e o secretário de Segurança Pública, Guilherme Derrite (PP), por violência policial. O documento foi baseado em levantamento do Instituto Sou da Paz que registrou 650 mortes provocadas por policiais militares em serviço.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Entidade chega para fortalecer a identidade do espumante local, buscar …

Um roteiro para quem quer sair do óbvio e curtir …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.