GPS Brasília comscore

PSol pede prisão e quebra de sigilo de Hamilton Mourão ao STF

A bancada do PSol na Câmara dos Deputados apresentou, nesta quinta-feira (8), um pedido ao Supremo Tribunal Federal (STF) para a prisão preventiva e a quebra de sigilo telefônico do senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS). A ação ocorre após a deflagração da operação da Polícia Federal contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e membros militares que apoiavam o antigo governo.

Ex-vice-presidente, Mourão conclamou os comandantes das Forças Armadas a não se omitirem diante do que ele chamou de “condução arbitrária de processos ilegais”. O senador também expressou preocupação com os oficiais das Forças Armadas, incluindo generais, que estariam sendo alvo de supostos delitos.

O pedido do PSol tem como objetivo investigar Mourão por suposto atentado contra a democracia e o Estado de Direito. Além disso, os parlamentares de esquerda solicitam busca e apreensão de provas para evitar a destruição ou ocultamento de indícios criminosos.

No documento enviado ao ministro do STF Alexandre de Moraes, responsável pela operação, os parlamentares argumentam que o comportamento de Mourão representa um “risco à ordem pública” ao incentivar a base bolsonarista de forma radicalizada.

Para a imprensa, Mourão optou por não se manifestar sobre o pedido do PSol. Antes, o deputado Guilherme Boulos (PSol-SP) disse que pediria a cassação do congressista pelas declarações.

Após o discurso no Senado, quando defendeu a investigação pela Justiça Militar, o senador reiterou sua posição e denunciou uma “devassa persecutória” no Brasil e alertou para a possível instabilidade no país.

Parlamentares de oposição, aliados de Bolsonaro, convocaram uma coletiva de imprensa para criticar a condução dos processos pelo ministro Alexandre de Moraes e cobrar uma resposta do presidente do Congresso, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

O grupo minimizou as provas apresentadas pela PF, como a “minuta do golpe”, e reiterou a necessidade de resposta às ações que visam à preservação da democracia.

A operação da PF investiga uma suposta tentativa de golpe de Estado para manter Bolsonaro no poder, autorizada no âmbito do inquérito das milícias digitais por Alexandre de Moraes (STF).

Veja também

A utilização da cannabis no tratamento de condições médicas vem …

Estudo publicado pelo The Lancet aponta que a condição pode …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 40

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI