Categories: Caio Barbieri

PSDB-DF sofre intervenção nacional e Sandro Avelar passa a comandar sigla local

O PSDB Nacional, presidido por Marconi Perillo, ex-governador de Goiás, determinou, nesta quinta0feira (29), a intervenção no diretório regional da sigla no Distrito Federal, em resposta a um pedido de liminar apresentado por um grupo de filiados de Brasília.

A decisão resulta na criação de uma comissão interventora com a missão de reorganizar e dirigir o partido na região pelos próximos 180 dias, período necessário para a conclusão de um processo administrativo.

A presidência da comissão foi confiada ao secretário de Segurança Pública do DF, Sandro Avelar, que terá a responsabilidade de garantir que as decisões do PSDB-DF sejam tomadas de forma independente e em conformidade com os princípios estatutários do partido.

A medida vem após a saída de Sérgio Izalci, que presidia o diretório regional e é filho do senador Izalci Lucas, que deixou o PSDB recentemente para se filiar ao PL. A mudança levantou preocupações sobre a possível perda de integridade partidária.

“O objetivo é garantir que as decisões internas do PSDB-DF sejam tomadas com total independência e respeito aos princípios estatutários, sem influência externa. A medida é essencial para assegurar a ética partidária e a preservação dos direitos dos filiados”, registrou o presidente nacional do partido, ex-governador de Goiás Marconi Perillo.

A comissão interventora atuará até o término do processo administrativo, quando novas diretrizes serão estabelecidas para a condução do partido na capital do país.

Procurado pelo GPS|Brasília, Sérgio Ferreira, mais conhecido como Sérgio Izalci, lamentou a decisão da cúpula nacional partidária. 

“Me recuso a acreditar que o PSDB, com sua história de luta pela democracia e respeito ao voto, tenha tomado uma decisão tão drástica sem a realização de uma reunião da comissão executiva e sem seguir o devido processo legal. Até o momento, não fui informado nem intimado sobre essa decisão, que deveria ter sido colegiada. Se realmente aconteceu, isso representa a falência completa dos princípios que o partido sempre defendeu. O PSDB, que deveria ser um bastião da democracia, parece estar se distanciando de seus valores, agindo de maneira contrária ao que prega, em um estilo autoritário reminiscentes dos piores regimes. É lamentável!”, disse.

 

Caio Barbieri

Jornalista, colunista e apresentador do GPS, com experiência em cobrir o que acontece nos bastidores dos principais gabinetes da capital federal.

Posts Recentes

Cineclube inicia programação com filmes sobre diversidade cultural dos povos originários

Iniciativa leva ao público exibições e debates sobre temas como demarcação de terras

12 minutos ago

Justiça suspende 34 perfis com golpes que usam acidente da Voepass

Donos dos perfis se passavam por familiares das vítimas

20 minutos ago

Prêmio Congresso em Foco 2024: Erika Hilton é eleita a melhor deputada do Brasil

Parlamentar do PSol-SP também recebeu reconhecimento como "Destaque do Sudeste"

27 minutos ago

CLDF: presidente da Comissão de Meio Ambiente representará Brasília na Climate Week NYC

Daniel Donizet foi escalado para trazer inovações tecnológicas globais para desafios climáticos

36 minutos ago

Agatha Silvestre reúne amigas para celebrar aniversário no Lago Sul

Comemoração intimista no Aragon contou com clima vintage e momentos emocionantes

4 horas ago

Agenda brasileira desta sexta-feira (30) nas Paralimpíadas

O Brasil disputa em 13 modalidades, sendo 8 no atletismo

5 horas ago