GPS Brasília comscore

PSD fecha diretrizes para a bancada federal em encontro no Rio de Janeiro

O próximo encontro do PSD será em Brasília, sob a organização do ex-senador Paulo Octávio.
Membros do PSD discutiram, por três dias, a orientação contida na Carta do rio de Janeiro
Membros do PSD discutiram, por três dias, a orientação contida na Carta do rio de Janeiro. Foto: Divulgação/PSD

Compartilhe:

Lideranças do PSD nos estados e os deputados federais do partido divulgaram, neste sábado (9), após três dias de deliberações, a Carta do Rio de Janeiro, na qual apontam assuntos prioritários para a ação no Parlamento. Entre os temas das discussões, três deles foram destaques: os impactos da Inteligência Artificial (IA) na sociedade, a participação feminina na política e da nova regulamentação do Ensino Médio. O próximo encontro do PSD será em novembro, em Brasília, sob a organização da regional no DF, comandada pelo ex-senador Paulo Octávio.

Também estiveram presentes à reunião os governadores, ministros e prefeitos e presidentes regionais do PSD, que traçaram o planejamento estratégico da bancada para o segundo semestre de 2023.  Os parlamentares também deverão dar atenção especial às pautas relacionadas a políticas que incentivem a inovação e promovam a inclusão tecnológica em todas as esferas da sociedade.

A Carta do Rio de Janeiro foi assinada pelos deputados do PSD com o apoio do presidente nacional do partido, Gilberto Kassab; dos ministros de Minas e Energia, Alexandre Silveira; da Pesca e Aquicultura, André de Paula; e da Agricultura, Carlos Fávaro; dos governadores do Paraná e do Sergipe, Carlos Massa Ratinho Júnior e Fábio Mitidieri; além do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e do deputado federal Pedro Paulo, que foram os anfitriões do evento. Ainda ficou acertado que, caso o PSD decida lançar candidatura própria à Presidência da República em 2026, a vaga será de Ratinho Júnior.  

No documento, os parlamentares destacam que a Inteligência Artificial precisa de um marco regulatório, uma vez que promove mudanças e impactos na democracia e em todos os níveis da sociedade.

“Os avanços positivos da inteligência artificial, que moldam nosso futuro coletivo, reforçam que nossas metas são ambiciosas, suplantam paradigmas vigentes e envolvem o compromisso inabalável com os princípios democráticos e com a equidade na disputa eleitoral, inclusive com as eleições municipais”, escreve a bancada na Carta.

A atenção à educação de jovens em um cenário de constante evolução da tecnologia também foi destacada como uma prioridade legislativa para este ano. “A educação dos jovens na era digital é urgente e vai preparar o Brasil para os desafios e oportunidades em uma geração ativa e informada, ao mesmo tempo em que mudará o cenário econômico”, diz o documento.

“Vislumbrando o início dessa transformação, se faz pertinente a discussão e aprovação do Projeto de Lei em tramitação que trata da nova regulamentação do Ensino Médio (PL 5230/2023)”, completam os signatários.

Participação da mulher
A íntegra da Carta do Rio de Janeiro também afirma que a participação feminina na política é “um pilar essencial para a democracia plena reforça o nosso compromisso em promover a igualdade” e que a legenda incentiva “a participação ativa das mulheres em todos os níveis da vida política brasileira”.

 
 
 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Gilberto Kassab (@gilbertokassab_)

Confira a íntegra da Carta do Rio de Janeiro
“A importância da participação feminina na política como um pilar essencial para a democracia plena reforça o nosso compromisso em promover a igualdade, incentivando a participação ativa das mulheres em todos os níveis da vida política brasileira.

A inteligência artificial (IA), realidade que traz mudanças e impactos em diversos setores da sociedade, que modifica o comportamento humano e reverbera na democracia, exige o compromisso da bancada com a regulamentação em um mundo integrado e sem fronteiras, ou seja, um marco regulatório no uso desta tecnologia.

Os avanços positivos da inteligência artificial, que moldam nosso futuro coletivo, reforçam que nossas metas são ambiciosas, suplantam paradigmas vigentes e envolvem o compromisso inabalável com os princípios democráticos e com a equidade na disputa eleitoral, inclusive com as eleições municipais.

A educação dos Jovens na era digital é urgente e vai preparar o Brasil para os desafios e oportunidades em uma geração ativa e informada, ao mesmo tempo em que mudará o cenário econômico. Vislumbrando o início dessa transformação, se faz pertinente a discussão e aprovação do Projeto de Lei em tramitação que trata da nova regulamentação do Ensino Médio (PL 5230/2023).

O fomento a políticas que incentivem a inovação, promovam a inclusão tecnológica, mitiguem os impactos nas relações de trabalho, estimulem o empreendedorismo, inclusive e principalmente, feminino e dos jovens, garantirá que nenhum segmento da sociedade seja esquecido nesse processo de transformação econômica e sustentável.

Reafirmamos nossa missão de consolidar o PSD em direção a um futuro mais inclusivo, sustentável e tecnologicamente equipado, impulsionando uma sociedade preparada para enfrentar os desafios contemporâneos.

Acreditamos que, unindo forças, marcharemos em direção a um amanhã promissor. Impulsionado para a vitória, o PSD se une rumo a um Brasil onde a democracia se entrelaça à arte em uma sinfonia de progresso.

Por fim, ficou definido que o Planejamento Estratégico da Bancada do PSD para o segundo semestre de 2024 deverá ocorrer na capital de todos os brasileiros, na cidade de Brasília- DF.”

Rio de Janeiro/RJ, 9 de março de 2024.

Bancada Federal do PSD