O Partido Socialista Brasileiro do Distrito Federal (PSB-DF) realizou no sábado (12) o 16º Congresso Distrital da digla, quando oficializou a reeleição de Rodrigo Dias para mais um mandato de três anos à frente da legenda local.
No mesmo encontro, o partido confirmou o nome de Ricardo Capelli como possível pré-candidato ao Governo do Distrito Federal (GDF) nas eleições de 2026.
Durante o evento, foram escolhidos os novos representantes das secretarias temáticas da sigla, como as de Mulheres, Juventude, Negritude, Inclusão, LGBTQIAPN+, Sindicalista e Movimentos Populares. A nova composição visa reforçar a atuação da legenda em pautas sociais e de representatividade.
Lideranças de diferentes partidos da esquerda marcaram presença, como o ex-governador Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), a senadora Leila Barros (PDT-DF), a deputada distrital Dayse Amarilio (PSB-DF), além de representantes do PCdoB, PT, Rede Sustentabilidade e Partido Verde.
“Não é normal vivermos na capital do país, com o maior IDH do Brasil, cercados por desigualdade, fome e deficiências na saúde e educação públicas. Política tem que vir com indignação”, afirmou Rodrigo Dias, que integra a oposição do atual governo.
Ele também relembrou a simbólica frase do ex-candidato Eduardo Campos, morto em 2014: “Nós não vamos desistir do Brasil”.
Capelli, atual presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), teve seu nome reafirmado à sucessão no Buriti em 2026. Sua pré-candidatura já havia sido antecipada em 2024 pelo então presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, por meio das redes sociais.