O Partido Socialista Brasileiro (PSB-DF) anunciou, na noite desta terça-feira (22), a pré-candidatura de Ricardo Cappelli ao Governo do Distrito Federal (GDF) nas eleições de 2026.
O comunicado foi feito pelo presidente nacional do partido, Carlos Siqueira, por meio de suas redes sociais, acompanhado de uma foto com Cappelli, o presidente do PSB-DF, Rodrigo Dias, e o ex-governador Rodrigo Rollemberg.
Na publicação, Siqueira afirmou: “Firmamos a pré-candidatura de Ricardo Cappelli ao governo do DF em 2026, ressaltando a importância de fortalecer alianças e consolidar um projeto sólido para o futuro do DF”.
Ele também destacou as qualidades de Cappelli, afirmando que sua experiência em gestão pública e sua habilidade de lidar com desafios complexos o preparam para assumir “responsabilidades ainda maiores”.
Ricardo Cappelli tem mais de 25 anos de atuação na gestão pública em Brasília. Ele ganhou notoriedade por sua atuação como interventor federal na segurança pública do DF durante os ataques antidemocráticos de 8 de janeiro. Atualmente, Cappelli ocupa o cargo de presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI).
Ao longo de sua carreira, Cappelli também foi ministro interino do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) em 2023, secretário executivo do Ministério da Justiça e Segurança Pública no governo Lula, e exerceu diversas funções em secretarias no governo do Maranhão, durante a gestão de Flávio Dino.
Veja: