Os estudantes que não foram contemplados nas chamadas regulares do Programa Universidade para Todos (Prouni) ainda têm uma nova chance. A partir desta quarta-feira (26), estará disponível a lista de espera para o primeiro semestre de 2025. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, no Portal de Acesso Único, e se encerram às 23h59 do dia 27 de março.
Durante o processo, os candidatos poderão selecionar até duas opções de curso, turno e instituição entre as bolsas ainda disponíveis. Após o fim do prazo, a classificação será determinada pelo desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), considerando as opções escolhidas. O resultado da chamada da lista de espera será divulgado no dia 1º de abril.
Etapas pós-seleção
Os estudantes convocados terão um prazo de até 30 dias para comprovar as informações declaradas na inscrição. A documentação exigida, como comprovantes de renda familiar e histórico escolar, poderá ser enviada virtualmente ou apresentada presencialmente na instituição de ensino em que o candidato foi selecionado.
Como funciona o Prouni?
O Prouni é um programa do governo federal que concede bolsas de estudo integrais e parciais em universidades privadas para estudantes de baixa renda. Para concorrer às bolsas de 100%, o candidato deve comprovar renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo. Já para as bolsas de 50%, o limite de renda é de até três salários mínimos por pessoa.
Na edição deste ano, o programa ofereceu 338.444 bolsas em 1.031 instituições privadas espalhadas pelo país. Do total, 203.539 foram bolsas integrais, enquanto 134.905 foram parciais. O processo seletivo atraiu 768.296 inscritos, com mais de 197 mil candidatos convocados na primeira chamada e outros 86,3 mil na segunda.
A lista de espera é uma última oportunidade para quem busca ingressar no ensino superior com o auxílio do Prouni. Os interessados devem ficar atentos aos prazos e garantir que toda a documentação exigida esteja correta para evitar contratempos na comprovação das informações.