Protetor solar é tudo igual? Especialistas dão dicas

Janeiro chegou! E muita gente **está aproveitando as férias, os recessos**, enfim, esse comecinho gostoso de ano novo para viajar, ir para o clube, ficar na beira da piscina e, tudo isso, **se expondo ao sol**.

Eis que surge a dúvida, será que a gente pode usar mesmo qualquer protetor solar? Apenas ir à farmácia ou supermercado e **escolher qualquer um disponível na prateleira?** Mas claro as dúvidas e ressalvas sobre o assunto surgem, pensando nisso o **GPS** consultou quem é expert no assunto.

![Summer / Foto: Pixabay](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Foto_Pixabay_3662ce971f.jpg)

É fato consumado que, a proteção da pele é muito importante e deve **anteceder os momentos de diversão**, justamente, para que eles possam ser **aproveitados ao máximo**, sem medo das **consequências desagradáveis para a saúde** que o excesso de exposição solar possa trazer para nós.

Ainda bem que hoje em dia, a **indústria cosmética oferece um leque de produtos eficazes, de alta performance, acessíveis e altamente adequados** às nossas necessidades e preferências .

Segundo a **dermatologista Márcia Sousa**, a melhor forma de escolher o filtro solar adequado para **cada tipo de pele** sempre será mediante uma **consulta com um médico**. “_Em poucos minutos, conseguimos entender a realidade do paciente, seu histórico pessoal ou familiar de câncer de pele, seu nível de exposição solar e sua preferência por determinadas texturas. Com essas respostas, conseguimos indicar um filtro solar personalizado, do qual o paciente vai usufruir de todos os benefícios._”, conta.

![Dra. Márcia Sousa / Foto: Instagram](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Foto_Instagram_d5dd6c9057.jpg)

**Opções no mercado é o que não faltam!** Existem produtos para controle de oleosidade, anti-idade, transparentes, coloridos, fluidos de base aquosa, em gel creme, em pó compacto, spray, stick, e muito mais. **Entre os fatores determinantes para a escolha de um deles estão diversos fatores como**: o tipo de pele (seca, mista, oleosa); a presença de acne ou outras doenças; a necessidade de um produto mais prático que protege e sirva como maquiagem; a exposição frequente a luzes artificiais como lâmpadas e computadores; ou ainda fórmula resistente a água e o suor.

![Foto: Freepik ](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Foto_Freepik_2caf74ddb9.jpg)

Porém, mesmo com a diversidade de produtos, “_existem os pacientes alérgicos à determinadas substâncias, outros que são portadores de doenças de pele ou que se queixam de ardência durante a aplicação de um determinado produto sobre uma área lesionada_”, explica a especialista.

Para esses casos, ela conta que a saída são os **produtos feitos especialmente para a pessoa**, ou seja, um **protetor feito em farmácia de manipulação**, cuja fórmula será livre de ativos irritantes.

Agora, sobre os fatores de proteção, a **dermatologista Lucyanna Baracat** explica que a diferença “_entre os fatores de proteção 30, 50, 70 ou mais, está relacionada ao tempo de proteção à exposição solar. Ou seja, um protetor solar com FPS 30 protege tão bem quanto um com FPS 70 porém por um tempo menor_.”

E atenção, pois a doutora alerta que a **quantidade de produto sobre a pele não precisa ser exagerada, mas suficiente para uma boa cobertura**. “_Para o rosto, por exemplo, a quantidade correta para ele todo deve seguir a regra dos três dedos, que é a quantidade ideal para a proteção adequada_” (veja foto abaixo).

![Regra dos três dedos / Foto: cortesia](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Whats_App_Image_2023_01_03_at_18_19_35_7fb204b628.jpeg)

>”Como moramos em um país tropical, com alta incidência de raios solares a maior parte do ano, recomendo filtro solar a partir de FPS 30, todos os dias, com reaplicação, a cada três horas”, conclui.

![Dra.Lucyanna Baracat / Foto: Arquivo pessoal](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Dra_Lucyanna_Baracat_741f614a46.jpeg)

**A localização geográfica do Brasil** confere ao nosso país uma das **maiores incidências de radiação do mundo**, independente da estação do ano. Ou seja, filtro solar não é um **produto para ser usado apenas no verão, mas todos os dias** do ano, em todas as estações!

![Foto: Pixabay](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Foto_Pixabay_8a7080be6a.jpg)

E você tem se protegido dos raios solares?

Relacionados.

16ª edição de Lobo Fest anuncia filmes premiados em Brasília

Saiba quem é a brasileira que disputa o Miss Universo 2024

Veja os melhores looks do red carpet do Grammy Latino 2024