Categories: Caio Barbieri

Projeto que facilita alterações em veículos é aprovado pelo Senado

O Senado Federal aprovou o Projeto de Lei nº 410, de 2022, de autoria do ex-deputado Luis Miranda (DF), que propõe alterações no Código de Trânsito Brasileiro para facilitar e regulamentar as modificações em veículos automotores.

A proposta altera as regras atuais que exigem autorização prévia para modificações, passando a exigir apenas a comunicação aos órgãos competentes. O texto foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), de forma terminativa, e vai para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT)

O projeto prevê uma lista de alterações permitidas para veículos do tipo jipe, incluindo aumento do diâmetro dos pneus, modificações nos para-choques, instalação de equipamentos de proteção, mudança de combustível e rebaixamento de veículos. Todas as modificações devem respeitar os limites de peso e dimensões para trânsito em vias públicas estabelecidos no CTB.

A proposta também tipifica como infração gravíssima a condução de veículos de carga ou de passageiros com alterações na suspensão ou nos eixos sem o certificado de segurança exigido. A multa para essa infração pode ser multiplicada por dez, ou vinte em caso de reincidência.

Segundo o autor do projeto, Luis Miranda, “atualmente, é praticamente impossível aprimorar seu Jeep, caminhonete ou carro devido às aprovações lentas, caras e burocráticas dos Detran’s. Em contrapartida, em muitos países do mundo, essa indústria movimenta bilhões e gera milhões de empregos”, explicou ao GPS|Brasília.

Apoio

Ainda de acordo com o ex-parlamentar, a nova lei simplifica esse processo. Miranda lembrou que o projeto contou com o apoio das indústrias automotivas e da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA).

“As alterações poderão ser feitas sem a necessidade de burocracia excessiva. O proprietário precisará apenas notificar o órgão de trânsito sobre a modificação ou adição de um acessório ao veículo, desde que a peça seja homologada e segura. Por exemplo, a troca da mola original por uma mola esportiva, que é original da fábrica para modelos mais caros, será permitida. Alguém com um Gol básico poderá estilizar seu carro para ter o visual de um GTI, mantendo a mesma segurança”, continuou.

Segundo o relatório apresentado pelo Senador Jorge Seif (PL/SC), a matéria recebeu emendas para garantir que as modificações sigam padrões de segurança estabelecidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). As emendas propostas visavam também estabelecer prazos para a comunicação das alterações realizadas, garantindo a atualização dos registros dos veículos.

 

Caio Barbieri

Jornalista, colunista e apresentador do GPS, com experiência em cobrir o que acontece nos bastidores dos principais gabinetes da capital federal.

Posts Recentes

TRE-RS cassa deputado Mauricio Marcon por suposta fraude à cota de gênero

O episódio teria ocorrido nas eleições de 2022

3 minutos ago

Zezé Di Camargo impediu Gusttavo Lima de regravar duas músicas

Zezé afirma que a decisão foi tomada para preservar a identidade e a relevância de…

10 minutos ago

Apaixonado por Brasília, empresário Elson Cascão morre aos 92 anos

O mineiro chegou à capital em 1958, quando largou a Força Aérea; por aqui, Elson…

30 minutos ago

Diogo Nogueira, Ivete Sangalo e mais artistas agitam a 4ª semana do Na Praia Festival

Edição inspirada na China traz uma mistura de ritmos para animar o público na capital

38 minutos ago

Do Rio de Janeiro à Bahia: País tem cinco das 10 melhores praias do mundo

Para chegar ao ranking final, foram analisadas 123 praias espalhadas pelo mundo

42 minutos ago

Circuito Brasília de Bares vai até agosto com prêmios e delícias exclusivas

Participantes podem explorar 30 bares espalhados por todo o Distrito Federal

2 horas ago