Categories: Caio Barbieri

Projeto que declara hip hop como patrimônio brasiliense é aprovado na CLDF

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou, nesta terça-feira (20), o projeto de lei nº 97/2023, que reconhece o hip hop como patrimônio cultural imaterial do DF e estabelece a criação da semana distrital do hip hop. Agora, o projeto segue para a sanção do governador Ibaneis Rocha (MDB).

 

De autoria do deputado distrital Max Maciel (PSol), o projeto visa garantir o reconhecimento e a valorização do hip hop “como uma manifestação cultural relevante no Distrito Federal”. O projeto determina que o Poder Público do DF assegure a realização das manifestações relacionadas ao movimento hip hop em todo o território.

 

Além disso, o projeto institui a Semana Distrital do Hip Hop, estabelecendo que as atividades relacionadas a esse gênero musical e cultural sejam realizadas preferencialmente na segunda semana de novembro, em consonância com o Dia Mundial do Hip Hop, celebrado no dia 12 de novembro.

 

O hip hop teve um papel fundamental na formação do deputado Max Maciel, que busca agora valorizar essa manifestação cultural no DF. 

 

O hip hop tem que estar inserido como um dos processos culturais do território e dialogar com uma parcela da juventude. Eu fui formado nessa escola (o hip hop) e quero que ela seja reconhecida na nossa cidade“, explica Max Maciel.

 

Uma das propostas do projeto é promover a disseminação da cultura hip hop nas escolas da rede pública de ensino e nas unidades de internação de menores infratores. Serão realizadas atividades como oficinas, debates e aulas temáticas, com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre essa manifestação artística entre os jovens.

 

A aprovação do projeto na CLDF acontece em meio a um importante debate nacional sobre o movimento hip hop. Às vésperas de completar 50 anos em agosto de 2023, o hip hop está prestes a receber um reconhecimento significativo em todo o país. O movimento Construção Nacional do Hip-Hop e o Ministério da Cultura estão elaborando um decreto para fortalecer e valorizar a cultura hip hop em âmbito nacional.

 

Redação GPS

Nós somos uma equipe de jornalistas apaixonados por informar, entreter e inspirar nossos leitores com conteúdo de qualidade e credibilidade.

Posts Recentes

Balanço do Brasileiro: Vasco, Grêmio e Fortaleza vencem seus jogos neste sábado (10)

Destaque para Braithwaite, dinamarquês que joga no Grêmio, autor de dois gols a favor e…

1 hora ago

Piloto acusou VoePass de pressionar profissionais para trabalhar além das escalas

Segundo Luís Cçáudio Almeiraa companhia aérea chegava a ligar para ele durante seu período de…

4 horas ago

Mulheres brilham em Paris e conquistam a maioria das medalhas para o Brasil

Majoritariamente feminina, delegação encerra competição com 20 medalhas

5 horas ago

Na inauguração da Bali BYD, Paulo Octávio sugere fábrica da empresa no DF ou Entorno

Sugestão foi feita na inauguração da loja da Bali BYD no SAAN, na tarde deste…

5 horas ago

Com atuação brilhante de Stephen Curry, EUA é ouro no basquete

Jogador fez 24 pontos, acertando oito arremessos de 3 pontos

7 horas ago

‘Ensaios da Anitta’ se inspira nas Olimpíadas e terá esporte como tema

Projeto com tema "Maratona da Anitta" vai rodar o Brasil homenageando as modalidades esportivas

7 horas ago