GPS Brasília comscore

Projeto que cria programa de cidadania para pessoas trans avança na Câmara Legislativa do DF

Iniciativa de Max Maciel visa garantir inclusão, qualificação e combate à discriminação de travestis e transexuais no DF

A Comissão de Defesa dos Direitos Humanos, Cidadania e Legislação Participativa da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou, nesta quarta-feira (9), o projeto de lei nº 1462/2024, que propõe a criação do Programa Distrital TransCidadania.

De autoria do deputado Max Maciel (Psol), a proposta tem como foco a promoção da cidadania e da inclusão social da população de travestis e transexuais no DF. O texto ainda precisa passar por outras comissões da Casa antes de seguir para votação em plenário.

A iniciativa pretende garantir o acesso efetivo às políticas públicas, por meio de ações voltadas à geração de renda, qualificação profissional, combate à discriminação, respeito ao nome social e identidade de gênero, além da oferta de atendimento humanizado por equipes multidisciplinares.

O programa também inclui formação cidadã em direitos humanos e participação popular.

“O TransCidadania é um passo necessário para que o Distrito Federal avance no reconhecimento e na valorização de pessoas que historicamente enfrentam exclusão social e institucional”, afirmou o autor do projeto.

Entre os eixos centrais do TransCidadania estão:

  • Promoção de autonomia financeira e inclusão no mercado de trabalho;

  • Enfrentamento da transfobia e respeito à identidade de gênero;

  • Capacitação de servidores públicos para atendimento qualificado;

  • Atendimento por equipes multidisciplinares com abordagem humanizada;

  • Formação em cidadania e direitos humanos para travestis e transexuais.

Combate à LGBTfobia nas escolas

Na mesma sessão, a Comissão também aprovou o Projeto de Lei nº 1229/2024, de autoria do deputado Fábio Felix (Psol), que estabelece as diretrizes da política “Escola de Todas as Cores”, voltada para o combate à LGBTfobia no ensino público do DF.

A proposta busca garantir ambientes escolares seguros, inclusivos e respeitosos para estudantes LGBTQIA+ e tenta promover ações educativas e estratégias de enfrentamento à discriminação.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Dos olhos ao banho, passando por perfumes e séruns poderosos: …

A busca pela harmonia facial vai muito além do rosto

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.