O projeto “Paladar Internacional”, uma iniciativa conjunta da Secretaria de Relações Internacionais (Serinter) e do Instituto Fecomércio DF, está prestes a chegar à capital brasileira. Nesta primeira edição, o evento foca na culinária dos países da América Latina e Caribe, reunindo diplomatas de 16 nações para uma competição.
Entre as nações participantes estão Paraguai, Uruguai, Haiti, Trinidad e Tobago, Chile, Bolívia, Cuba, Peru, Suriname, Nicarágua, México, El Salvador, República Dominicana, Argentina, Panamá e Barbados.
As embaixadas que compõem o Grupo de Países da América Latina e Caribe (Grulac) irão indicar chefs internacionais para representá-las. Esses chefs serão responsáveis por apresentar a receita típica de seu país e ensiná-la aos alunos do curso de Gastronomia do Senac-DF, que irão desenvolver e aprimorar os pratos.
O Paladar Internacional vai durar um mês, com encerramento em novembro. Os participantes vão disputar prêmios, que serão concedidos a três chefs, cujas receitas forem escolhidas, e os estudantes responsáveis por desenvolvê-las. Um corpo de jurados, ainda não selecionado, será encarregado de avaliar e aprovar os pratos.
O secretário de Relações Internacionais, Paco Brito, agradeceu aos embaixadores por terem abraçado a ideia do Paladar Internacional. “O Governo do Distrito Federal está muito honrado em promover a aproximação da comunidade diplomática com a população das nossas cidades por meio da disseminação de suas culturas”, destacou.