GPS Brasília comscore

Projeto melhora saúde ocular de alunos em escolas públicas do DF

Iniciativa beneficiará mais de 5 mil estudantes de Samambaia e Ceilândia
Exame oftalmológico
Exame oftalmológico | Divulgação

Compartilhe:

O projeto “Em Um Piscar de Olhos”, que visa melhorar a saúde ocular de 5.320 alunos de escolas públicas nas regiões de Samambaia e Ceilândia, no Distrito Federal, terá uma nova a partir desta terça-feira (6).

A iniciativa busca transformar o atendimento oftalmológico, oferecendo diagnóstico e tratamento de problemas de visão diretamente nas escolas, o que pode contribuir significativamente para a qualidade de vida e o desempenho escolar dos estudantes.

De acordo com o Conselho Brasileiro de Oftalmologia, 80% das crianças em escolas públicas nunca consultaram um oftalmologista, e 22,5% das que abandonam os estudos o fazem devido à falta de acesso à saúde ocular.

O projeto “Em Um Piscar de Olhos” já atendeu mais de 88 mil alunos em nove estados brasileiros. Em 2023, no Distrito Federal, mais de oito mil crianças de 47 escolas nas regiões do Paranoá, Planaltina e Recanto das Emas foram beneficiadas.

A nova etapa do projeto contará com mutirões de consultas oftalmológicas que ocorrerão entre 12 e 16 de agosto, seguidos pela escolha de óculos nos dias 24 e 31 de agosto. A entrega dos óculos está prevista para 60 dias após o último mutirão de consultas.

“Temos um sonho e um objetivo que é atender um milhão de crianças em todo o Brasil. Já atendemos mais de 88 mil alunos em nove estados e estamos extremamente felizes de voltar a atuar com o GDF, que abraçou nossa causa. Estamos no caminho certo, trabalhando juntos para reduzir a evasão escolar e ampliar o acesso à saúde oftalmológica através do nosso projeto”, disse Leonardo Figueiredo, idealizador do projeto.

A secretária de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá, também ressaltou os benefícios da ação.

“Ao fazer a triagem oftalmológica, vários problemas que impactariam no rendimento e desenvolvimento da vida escolar dessas crianças podem ser tratados. Além disso, quando detectada a necessidade do uso de óculos, a criança pode escolher a armação que melhor lhe atende, garantindo maior conforto.”

A abertura solene da nova etapa do projeto “Em um Piscar de Olhos” ocorrerá na Escola Parque Anísio Teixeira (EPAT), em Ceilândia, às 10 horas da manhã.

Serviço:
Abertura Solene do “Em um Piscar de Olhos”
Data: Terça-feira, 6 de agosto
Horário: 10 horas
Local: Escola Parque Anísio Teixeira (EPAT) – QNM 27 Módulo B – Ceilândia-DF