Os estudantes de Ceilândia, Gama e Sobradinho serão contemplados com a metodologia “Em Um Piscar de Olhos”. É uma iniciativa que realiza triagens nas escolas, consultas oftalmológicas em formato de mutirão e distribuição gratuita de óculos para alunos com dificuldades visuais.
O programa começa nesta terça-feira (18) no Gama, segue para Ceilândia na quarta-feira (19) e chega a Sobradinho na quinta-feira (20). Serão atendidos mais de 5.000 alunos por regional, totalizando um atendimento mínimo de 15.694 estudantes. As secretarias de Educação e Saúde terão acesso aos dados coletados, facilitando a criação de novas políticas públicas.
“O impacto do ‘Em Um Piscar de Olhos’ atende a uma necessidade urgente de cuidados oftalmológicos e demonstra como parcerias público-privadas podem resolver desafios importantes de saúde pública”, afirma Leonardo Figueiredo, idealizador da iniciativa.
O Conselho Brasileiro de Oftalmologia estima que 80% das crianças de escolas públicas nunca passaram por uma consulta oftalmológica, e 22,5% das que abandonam os estudos o fazem devido a problemas de visão não diagnosticados. Dos mais de 19 mil alunos atendidos no DF, 22,6% (4.300 estudantes) apresentaram algum tipo de necessidade oftalmológica.
O programa é realizado pelo Instituto Desponta Brasil, com fomento da Secretaria de Educação do DF e recursos dos deputados Daniel Donizet (MDB), Eduardo Pedrosa (União Brasil) e João Cardoso (Avante).