Friends of FENDI é um projeto idealizado pelo diretor artístico de Alta-Costura da casa, Kim Jones, e a designer Silvia Venturini Fendi para cruzar as ‘linhas partidárias’ da Moda. E para a coleção de outono de 2024, a dupla firmou parceria com o designer milanês Stefano Pilati, que promete ir além do gênero.
“Stefano é um dos designers que mais admiro. Sempre fui apaixonado por seu trabalho – ele tem sido uma inspiração para o que eu faço. Stefano sintetiza o Friends of FENDI: ele é um amigo, uma inspiração e um designer para tempos modernos, sempre olhando para o futuro, fazendo perguntas e oferecendo soluções”, afirma Kim Jones.
A coleção faz um comparativo entre a moda masculina e feminina nas décadas de 1920 e 2020. Stefano explora o lado tradicional buscando responder quem poderia desenvolver esse papel dentro da indústria. Ao mesmo tempo é ousado, quando traz para a década de 20 uma garota sem espartilhos, com cabelo curto e estilo ‘masculino’.
Para o designer, a menina e o menino hoje são igualmente carregados, refletindo mudanças culturais e estéticas onde o vestuário se alia à subversão. O rigor da moda masculina com a curva linear feminina especialmente na alfaiataria, traz uma construção mais macia e volumosa. Homens podem usar camisolas de seda ou couro, e a alfaiataria feminina cabe em ambos os sexos.
O bourgeois chic de milão encontra a liberdade da moda romana. Os clássicos da silhueta, materialidade e bom gosto ganham abordagem rigorosa mas ao mesmo tempo divertida nas mãos de Pilati, considerado um mestre do corte e da construção tanto para homens quanto para mulheres.