GPS Brasília comscore

Projeto de lei quer incluir ciências de dados na grade de escolas públicas

Entre os vários projetos de lei apreciados na sessão da Câmara Legislativa do Distrito Federal, na última terça-feira (29), está o **PL nº 2.024/2021**, “_que fixa diretrizes para a inserção de alunos e professores do ensino médio da rede pública do Distrito Federal nos conhecimentos básicos sobre ciências de dados_”. O texto, de autoria do **deputado Professor Reginaldo Veras (PV)**, foi aprovado em primeiro turno, precisando passar por uma segunda votação em plenário antes de ser enviado ao governador.

O PL define “_ciências de dados_” como “_o estudo de métodos de registro, armazenamento e análise de dados que permitam a introdução no pensamento computacional e estatístico e na transformação de dados em informações de relevância para a ciência e para a elaboração, controle, desenvolvimento e execução de projetos públicos e privados_”.

Na prática, a proposta prevê o acesso, a partir do primeiro ano do ensino médio da rede pública, ao conteúdo de ciência de dados. Entre os objetivos estão: **preparar o aluno para os desafios do século XXI; desenvolver o raciocínio lógico-matemático com aplicações práticas, e erradicar o analfabetismo digital**.

Ao justificar a **importância do projeto**, Veras explica que o PL visa a estabelecer normas específicas sobre educação, ensino, ciência e tecnologia, no intuito de oferecer a professores e alunos das escolas públicas “_conhecimento sobre programação básica, matemática, lógica e resolução prática de problemas, por intermédio de manejo de dados, diante do fenômeno do Big Data_”.

A implementação da proposta dependerá de **regulamentação por parte do Executivo**, e, segundo o texto, a medida deverá ser aplicada um ano após a publicação da lei.

Veja também

Iniciativas Pegada Solidária e Jambeiro Solidário uniram esforços para arrecadar …

Durante o Natal e o Réveillon, os cardápios incluem uma …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 41

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI