A cidade mais arquitetônica do País acaba de dar mais um motivo de orgulho aos seus moradores: Brasília está concorrendo ao 8º Prêmio Obra do Ano 2024. SESI Lab, projetado por Gustavo Penna, é o representante da capital na renomada premiação do ArchDaily Brasil, na categoria Arquitetura Cultural.
Com revitalização assinada pelo talentoso arquiteto Gustavo Penna, o museu 100% interativo está sediado em prédio tombado projetado por Oscar Niemeyer.
“É muito emocionante saber que, em tão pouco tempo, o SESI Lab já é referência também pela sua arquitetura. E para isso o mais importante foi o olhar generoso do Gustavo. Ele teve uma preocupação muito grande em contemplar o projeto original do Niemeyer, preservando as características do edifício, mas trazendo elementos modernos e de forma acessível”, destaca a superintendente de Cultura do Serviço Social da Indústria (SESI), Claudia Ramalho.
Durante a construção da capital do País, Niemeyer projetou espaço tão icônico e coube ao SESI ressignificar a utilização do prédio para abrigar o museu em formato inédito no Brasil.
Atualmente, o Bloco A do Setor Cultural Sul se consolidou como hub de arte, ciência e tecnologia a partir de revitalização que virou referência nacional e internacional para arquitetos e urbanistas.
“No SESI Lab, fizemos uma ressignificação do lugar. E o que mais me animou foi termos podido dar a esse prédio um valor que ele ainda não tinha demonstrado para Brasília, em uma nova função, a de articulação cultural e social”, comenta Penna.
Outros 29 projetos brasileiros estavam concorrendo na mesma categoria da premiação e apenas 15 seguem para a fase final. O anúncio dos vencedores ocorrerá no dia 4 de abril.
Avançando para a segunda etapa da competição, o SESI Lab agora está entre os 15 finalistas para o prêmio e o público tem até quarta-feira (3) para votar e escolher os finalistas.