Programa realiza queimada controlada para prevenir incêndios florestais

Com o objetivo de proteger a vegetação do cerrado contra incêndios, será realizado um aceiro com o uso de fogo na Área de Preservação Ambiental (APA) Gama Cabeça de Veado, entre segunda (10) e quarta-feira (12). A ação faz parte do Plano de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais (PPCIF-DF), coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal (Sema).

 

A atividade ocorrerá nas proximidades da rotatória de acesso ao Tororó, começando na estação 2 da Estação Ecológica do Jardim Botânico de Brasília, e se encerrando na linha férrea, totalizando 30 km de extensão.

 

A coordenadora-geral do plano, Carolina Schubart, explica que o aceiro com fogo é uma das duas práticas possíveis para impedir o avanço das queimadas.

 

“A função deste método preventivo é retirar o material combustível, que, no caso, é o mato seco, impedindo, assim, a possibilidade de o fogo pegar ou se alastrar para dentro das unidades de conservação”, destaca.

 

A coordenadora nota, também, que são requeridos três elementos para iniciar um incêndio: combustível, calor e oxigênio, formando o chamado triângulo do fogo. “Por isso, para acabar com essa possibilidade, precisamos tirar um desses três elementos. O calor tira com a água, o oxigênio com o abafador e o material combustível com execução de aceiros”, explica.
 

(Com Agência Brasília)

Relacionados.

Saúde apresenta plano de contingência contra dengue e outras arboviroses ao Ministério Público

GDF cataloga e divulga planos estratégicos de 40 órgãos

Região do Lago Sul fica sem energia nesta terça (12)