Categories: Política

Programa que promove segurança alimentar atrai comitiva do Congo ao Brasil

Com informações da ABC

 

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), do governo federal e executado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), virou pauta da visita de uma comitiva de 17 representantes da República do Congo a Brasília. 

 

O grupo veio conhecer de perto a inclusão de diversas políticas de agricultura familiar e de segurança alimentar e nutricional dentro das comunidades escolares. A visita oficial se encerra no dia 14 de abril, quando a comitiva retorna ao país membro da União Africana.

 

O PNAE já conta com quase 70 anos de existência. Já passou por mais de 20 governos, sempre evoluindo qualitativa e quantitativamente até o seu atual estado”, explicou a embaixadora Luiza Lopes, diretora-adjunta da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), vinculada ao Ministério das Relações Exteriores (MRE).

 

A solenidade de abertura da visita técnica ocorreu na segunda-feira (10), no Palácio do Itamaraty, em Brasília. A iniciativa é coordenada pela ABC, em parceria com o FNDE e o Centro de Excelência contra a Fome, no Brasil, do Programa Mundial de Alimentos (PMA).

 

A chefe da delegação africana e ministra de Assuntos Sociais, da Solidariedade e da Ação Humanitária do Congo, Irene Kimbatsa, agradeceu a recepção e a programação que inclui visitas de campo e reuniões com as instituições que participam do PNAE. 

 

Novamente as autoridades brasileiras nos recebem para compartilhar conhecimentos relativos ao programa de alimentação escolar no Brasil, o que é muito importante para o Congo”, disse.

 

A presidente do FNDE, Fernanda Pacobayhba, ressaltou a parceria entre a alimentação escolar e a agricultura familiar. 

 

Nós garantimos não só uma alimentação escolar com produtos de qualidade, mas fortalecemos a própria economia dos municípios, uma vez que a compra é local”, afirmou.

 

Já Daniel Balaban, diretor do Centro de Excelência contra a Fome, no Brasil, do Programa Mundial de Alimentos (PMA), salientou que programas de alimentação escolar têm impactos positivos também em questões de gênero e de mudança do clima

 

“O programa precisa assegurar sua sustentabilidade, garantir a compra local de produtos, a variedade da produção com qualidade de armazenamento e logística de transporte de alimentos”, ressaltou. “É um processo complexo, mas com resultados muito positivos nos países que estão desenvolvendo programas de alimentação escolar, a exemplo do Brasil”.

 

Visita

Durante a semana, a delegação conhecerá de perto detalhes sobre a legislação que envolve o PNAE, a dinâmica do modelo de alimentação escolar, conjugado com a agricultura familiar, em que 30% dos produtos são comprados diretamente de produtores locais. 

 

Os congoleses visitarão, ainda, escolas urbanas e rurais beneficiadas pelo Programa no DF, o Centro de Distribuição de Alimentos (Ceasa), além de propriedades de agricultores familiares que fornecem os alimentos consumidos nas escolas.

 

 

Com 17 representantes, comitiva do Congo faz visita técnica ao Brasil
Redação GPS

Nós somos uma equipe de jornalistas apaixonados por informar, entreter e inspirar nossos leitores com conteúdo de qualidade e credibilidade.

Posts Recentes

Sandro Mabel lidera intenções de voto em Goiânia com 34,5%, indica pesquisa

Empresário apoiado por Caiado se destaca na corrida à Prefeitura de Goiânia

9 horas ago

Distrito Federal bate novo recorde de calor pelo terceiro dia seguido, com 37,5°C

Estiagem prolongada e umidade baixa intensificam alerta de perigo no DF, com maior seca da…

9 horas ago

Moraes intima Pablo Marçal a depor sobre uso da plataforma X durante proibição

Candidato à Prefeitura de São Paulo é investigado por suposto abuso de poder econômico

10 horas ago

A um dia da eleição, Datafolha revela cenário indefinido para a Prefeitura de São Paulo

Candidatos estão separados por poucos pontos percentuais, dentro da margem de erro

10 horas ago

O Diário da Princesa 3: Anne Hathaway confirma que estará no elenco de nova sequência

Anúncio foi feito através de publicação no perfil da atriz no Instagram

11 horas ago

Ex-agente de Gisele Bündchen menciona ‘investidas’ do rapper Diddy

A modelo, no entanto, nunca aceitou os convites do rapper, que está preso

11 horas ago