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Programa ganha destaque após desempenho positivo na alfabetização de crianças

Em Santa Maria 78% das crianças lêem ao final do 2º ano

No Brasil, apenas 56% das crianças concluem o 2º ano do ensino fundamental com o nível esperado de alfabetização, segundo dados do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada de 2023. No Distrito Federal, o último indicador público, de 2021, indica que apenas 40% das crianças das escolas públicas estavam alfabetizadas ao final do 2º ano. Entretanto, algumas regiões estão apresentando um avanço maior do que o esperado, como é o caso de Santa Maria, que supera bastante a média nacional de alfabetização.

Em um País que a educação sempre foi um problema, casos de sucesso ganham ainda mais relevância para inspirar avanços educacionais e reduzir as graves desigualdades sociais. Dentre esses exemplos, Santa Maria tem se destacado. Na região, 78% das crianças, em 2024 estão finalizando o 2º ano lendo, superando a média nacional e a do próprio DF.

O desempenho positivo é resultado do Pacto pela Alfabetização, um modelo colaborativo de política pública para promover a alfabetização na idade certa, que atua suplementando o Alfaletrando, programa da Rede de Ensino do DF, implantado em 2024.

O programa é fruto de uma parceria da Secretaria Estadual de Educação com o Instituto Raiar, organização sem fins lucrativos que está implantado a didática em duas regionais de ensino, sem nenhum custo financeiro para a gestão pública.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Composto por um modelo de ensino estruturado e por processos de gestão pedagógica baseados nas melhores práticas e evidências científicas, o Pacto pela Alfabetização inclui a oferta de materiais pedagógicos, a formação continuada de professores e lideranças pedagógicas, além de um sistema de avaliação da aprendizagem que permite processos de gestão baseados em indicadores. 

“Num país onde quase metade das crianças não sabe ler ao final do 2º ano, Santa Maria é um exemplo de que é possível avançar na idade certa a partir de políticas públicas efetivas. Como sociedade, precisamos assumir um compromisso moral com as crianças do país, para que todas as crianças tenham garantido o seu direito de aprender a ler e escrever”, afirma Jaqueline Machado, diretora executiva do Instituto Raiar.

As escolas da Regional de Ensino têm alcançado avanços significativos após a implementação do programa. Na Escola CEF 403, por exemplo, 85% dos alunos do 2º ano estão lendo, sendo que 70% deles já lêem com fluência.

 

Sobre o Pacto pela Alfabetização

Como um modelo apartidário de política pública para a alfabetização, o Pacto pela Alfabetização integra as dimensões política, social, gerencial, científica, pedagógica e financeira, todas necessárias para a articulação das múltiplas variáveis envolvidas no desafio de garantir a alfabetização inicial no 1º ano e sua consolidação no 2º ano.

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