A prática de atividades físicas durante a gestação é amplamente reconhecida por seus benefícios à saúde da mãe e do bebê. Em Brasília, o Programa Dani Rico, consolidado há 20 anos, se destaca como uma solução eficaz para promover o bem-estar integral durante e após a gravidez tanto para as mães quanto para os bebês. Desenvolvido para atender às necessidades de cada fase da maternidade, a iniciativa está disponível nas unidades Acuas Fitness Águas Claras e 508 Sul.
A ideia é oferecer uma abordagem personalizada, focada na saúde física e emocional das participantes com fico na importância da promoção de exercícios físicos, incluindo aulas de natação, para auxiliar na adaptação às mudanças corporais, contribuindo para uma postura melhor e um ganho de peso mais controlado.
Além disso, o Dani Rico atua na prevenção de problemas comuns da gravidez, como diabetes gestacional e eclampsia, além de aliviar desconfortos como câimbras, edemas e fadiga. Gestantes que participam do Programa frequentemente relatam redução de dores musculares e articulares, tornando a gravidez mais confortável.
Os exercícios são eficientes para controle de peso, manutenção da condição física, prevenção de depressão na gravidez e no pós-parto, melhora da autoestima, diminuição de dores estruturais como lombalgias, dor púbica, pélvica, câimbras e dores nas pernas. Também melhora a circulação, diminuindo de inchaços, edemas e dores nas pernas.
A idealizadora do programa, Daniela Rico, que é educadora física especializada em Atividade Física na Gestação e no Pós-parto pelo Hospital Santa Joana em São Paulo e Saúde Perinatal e Desenvolvimento do Bebê pela Universidade de Brasília (UnB). “Foi observado em pesquisas científicas que a gestante praticar exercícios de forma moderada reduz de 40% a 50% as chances de se adquirir patologias que oferecem riscos para a mãe e filho, como diabetes gestacional e pré-eclâmpsia”, afirma.
O impacto positivo do Programa continua no pós-parto. A proposta é auxiliar as mães na recuperação física e emocional, com exercícios que ajudam a restabelecer o condicionamento físico e a enfrentar as novas demandas da maternidade. A integração de atividades que envolvem mães e bebês também é um diferencial, incentivando o vínculo entre ambos e promovendo o desenvolvimento motor dos pequenos.
O bebê pode ter acesso ao programa com atividades de música, psicomotricidade e natação a partir dos três meses. São exercícios que colaboram para o desenvolvimento motor, cognitivo, emocional e social da criança, favorecendo o crescimento do bebê e ensinando aos pais formas seguras de estímulo e brincadeiras.
Serviço
@acuasfitness
acuasfitness.com.br