Programa Adote uma Praça faz recuperação de quadras esportivas em Brazlândia

Uma parceria do Governo do Distrito Federal (GDF) com o Instituto Bombeiro de Responsabilidade Social (Ibres), tem recuperado e ampliado os espaços de lazer e de práticas esportivas para a população de Brazlândia. Seis quadras de esporte e um campo de futebol de grama estão passando por melhorias. As ações fazem parte do programa Adote uma Praça, da Secretaria de Projetos Especiais do Distrito Federal (Sepe).

 

A adoção do Balneário Veredinha está em vigor desde julho de 2022. Desde então, foram promovidos reparos na área hidráulica, elétrica e de iluminação, podas e roçagem da grama, reforma das churrasqueiras e banheiros.

 

Atualmente, as quatro quadras do espaço, estão recebendo uma pintura nova pelas mãos dos alunos do RenovaDF, programa de qualificação profissional, realizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet).

 

“O Parque Veredinha estava fechado quando assumimos e temos como objetivo realizar uma política de inclusão dentro dos espaços da cidade. Oferecendo esporte e lazer para que a comunidade ocupe um espaço que é dela, fortalecendo os vínculos e a socialização”, explica a assistente social e coordenadora do Ibres em Brazlândia, Lucilene Vaz.

 

A estrutura do Balneário é formada por espaço para piquenique, quadras de esportes, 16 churrasqueiras, cozinha e banheiros. Apenas a piscina não pode ser mais utilizada, devido a questões ambientais e, agora, é considerada um espelho d’água. A entrada é gratuita e permitida das 7h às 18h, em todos os dias da semana.

 

“Investimos pouco mais de R$ 300 mil no Balneário e cerca de R$ 120 mil nas reformas em andamento no campo de futebol e nas duas quadras poliesportivas da Quadra 6/8”, salienta o diretor financeiro do Instituto, Heber Alves.

 

A moradora Valdeci Silva, 78, compara o espaço como era antes do abandono e como está agora. “Me lembro que na década de 70 era muito bom, trazíamos as crianças, tinha baile e shows de grandes bandas. Depois o espaço ficou deteriorado e abandonado. Agora está voltando às atividades, podemos trazer os netos e reunir as famílias embaixo das árvores”, comemora.

 

Já Alda Feliciano, 74, assim como a amiga Valdeci, é frequentadora assídua do Balneário Veredinha. Juntas, elas participam das atividades de lazer voltadas para os idosos e desenvolvidas pelo Ibres. “O espaço agora ficou melhor, hoje faço atividade física, temos mais conforto e várias pessoas têm aproveitado o espaço”, completa.

 

Outros espaços adotados

 

Na Quadra 6/8, o Instituto adotou o campo de futebol com gramado, conhecido como Campo do Atlético, a quadra poliesportiva e a quadra de Beach Sports. A região está sendo transformada e passará a se chamar Complexo Esportivo Dona Gena, em homenagem a uma moradora da cidade.

 

“Estamos reformando todo o campo, preservando a grama, refazendo o alambrado, a arquibancada e vamos construir também três vestiários. Na parte de cima já reformamos a quadra poliesportiva e as de areia esperamos terminar em breve”, conta Heber Alves.

 

Adote uma Praça

 

O secretário de Projetos Especiais, Roberto Andrade, reforça a importância dos espaços em Brazlândia e das parcerias do programa Adote uma Praça para as políticas públicas. 

 

“O Balneário é um patrimônio histórico de Brazlândia, construído na década de 1970, e agora está passando por uma revitalização completa, essa é uma segunda etapa. O governo foi muito feliz com o Adote uma Praça. É importante que possamos dar continuidade a essas adoções e nessa parceria entre o governo e o povo”.

 

O Adote Uma Praça atualmente conta com 283 projetos e tem por objetivo firmar parcerias com empresários e moradores do DF para a manutenção e recuperação de áreas públicas.

 

Além de praças, podem ser alvo de manutenções áreas verdes, estacionamentos, parques urbanos, jardins, rotatórias, canteiros centrais de avenidas, pontos turísticos, monumentos e outros espaços e bens de propriedade do DF colocados ao uso da comunidade.

 

Agência Brasília

Relacionados.

UnDF abre edital para seleção de professores supervisores do Pibid

Lagarto da espécie teiú-do-cerrado é reabilitado no Hospital da Fauna Silvestre

Brasília recebe pela primeira vez Campeonato Brasileiro de Muay Thai