GPS Brasília comscore

Professores encerram greve e UnB retoma aulas na próxima semana

Após mais de dois meses de greve, os professores da Universidade de Brasília (UnB) decidiram encerrar a paralisação em assembleia realizada nesta quinta-feira (20/6). A categoria analisou a proposta apresentada pelo Governo Federal e concordou em retornar às salas de aula a partir da próxima semana, com previsão de volta para o dia 26 de junho, quarta-feira.

A presidente da Associação dos Docentes da UnB (AdUnB), Eliene Novaes, ressaltou que a proposta do governo, apesar de aprovada, ainda não contempla todas as demandas da categoria.

“Nossa categoria deliberou pelo fim da greve em 26 de junho, proposta que será levada para o comando nacional. Houve uma aprovação da proposta apresentada pelo MEC, mas ainda não atendem todas as demandas da categoria”, explicou.

A assembleia também irá discutir a reorganização do calendário acadêmico e do semestre. Enquanto os docentes encerram a greve, os servidores técnicos-administrativos da UnB continuam em paralisação desde março, em movimento nacional por reestruturação da carreira e recomposição salarial.

Reajuste

O governo propôs aos professores um reajuste em duas parcelas, válido para os próximos dois anos, dividido em 9% em janeiro de 2025 e 3,5% em maio de 2026. Além disso, foi acertada a reestruturação na progressão entre os diferentes níveis da carreira, com um impacto fiscal de R$ 6,2 bilhões em dois anos.

Agora, as entidades representativas dos professores de universidades e institutos federais têm até sexta-feira (21/6) para fazer suas assembleias e deliberar sobre o acordo com o governo federal e o término da greve docente. No domingo (23/6), a direção deverá reunir os resultados dessas assembleias para definir os próximos passos.

Para os servidores técnicos, o governo propôs reajuste de 9% em 2025 e de 5% em 2026, além de aceleração na progressão na carreira e incentivo à qualificação dos servidores. A expectativa é que, com a concordância das entidades, os valores necessários para os reajustes no próximo ano sejam incluídos na peça orçamentária de 2025, a ser enviada ao Congresso Nacional até o fim de agosto.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Com 430 marcas confirmadas, feira reforça importância do mercado de …

Associar cura ao tratamento requer considerar diversos aspectos físicos que …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.