GPS Brasília comscore

Professores do DF realizam assembleia com paralisação nesta terça (14)

Os professores e os orientadores da Rede Pública de Ensino do Distrito Federal realizam uma assembleia-geral com paralisação, nesta terça-feira (14), às 9h30, no estacionamento da antiga Funarte, no Eixo Monumental. 

 

A categoria pretende retomar o debate da campanha salarial deste ano, que tem como foco a reestruturação da carreira do magistério público. De acordo com o Sindicato dos Professores, as categoriais estão há 8 anos sem reajuste salarial. 

 

De março de 2015 a janeiro de 2023, com base no INPC-IBGE, a inflação acumulada foi de 57,5%. Neste período, o reajuste obtido pelos profissionais do magistério público do DF foi de 9,5%, em média, abaixo do previsto. 

 

Com isso, argumenta o sindicato, a perda imposta a professores e orientadores educacionais é de cerca de 30,5%. Para recompor os prejuízos desse período, é necessário reajuste que gira em torno de 44%, consideradas as titulações da tabela salarial mais atual do magistério.

 

Reestruturar a carreira do magistério público do DF passa, necessariamente, pela recomposição salarial. Mas, com ela, também garantimos a ampliação de direitos que são para a vida toda e atingem tanto trabalhadores da ativa como aposentados. Por isso, recomposição salarial, isonomia e paridade são princípios da reestruturação da carreira”, afirma a diretora Sinpro-DF, Luciana Custódio.

 

Das 29 carreiras de nível superior do Governo do Distrito Federal, o magistério público está em 26º lugar no ranking de remuneração (R$ 5.497,12) e em penúltimo lugar quando o foco é o valor do vencimento básico (R$ 4.228,56), conforme informou a entidade sindical. 

 

A equiparação do vencimento básico dos profissionais da educação da rede pública a média da remuneração das demais carreiras de servidores públicos do DF com nível superior é uma previsão do Plano Distrital de Educação. Entretanto, mesmo sendo lei, isso nunca foi cumprido, o que mostra a desvalorização imposta a um setor essencial para a sociedade”, alertou a sindicalista.

Veja também

A vida é como uma travessia no mar: serena no …

Doença comum após os 45 anos pode evoluir rapidamente e …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.