GPS Brasília comscore

Professores da rede pública do DF aprovam greve a partir da próxima semana

Decisão aconteceu durante assembleia do Sinpro-DF na manhã desta terça-feira (27); veja vídeo

Os professores da rede pública do Distrito Federal aprovaram, na manhã desta terça-feira (27), o início de uma greve por tempo indeterminado a partir da próxima segunda-feira, 2 de junho. A decisão foi tomada em assembleia geral realizada no estacionamento da Funarte, convocada pelo Sindicato dos Professores (Sinpro-DF). A paralisação é motivada por impasses na campanha salarial e por reivindicações estruturais da categoria, que afirma não ter recebido propostas concretas do Governo do Distrito Federal (GDF).

 

Confira vídeo com momento em que a greve foi aprovada:

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por GPS – Portal de Notícias | Revista | Brasília (@gpslifetime)

A principal demanda do movimento é a reestruturação da carreira docente, com o objetivo de dobrar o salário-base da categoria. Além disso, os profissionais cobram um reajuste de 19,8%, em linha com a Meta 17 do Plano Distrital de Educação (PDE), e mudanças nos critérios de progressão, como a redução do tempo para atingir o topo da tabela salarial e o aumento das gratificações por titulação acadêmica. Atualmente, os percentuais são de 5% para especialização, 10% para mestrado e 15% para doutorado. A proposta do Sinpro-DF eleva esses valores para 10%, 20% e 30%, respectivamente.

Outros pontos da pauta incluem o reconhecimento do tempo de serviço de professores temporários efetivados, para fins de enquadramento nos padrões salariais, e a ampliação dos percentuais de aumento a cada mudança de padrão. A última reunião entre o Sinpro e o GDF, realizada em 21 de maio, terminou sem avanços. Segundo o sindicato, a falta de diálogo do governo tem sido um dos principais obstáculos para o avanço das negociações.

 

Nota oficial

Em comunicado público, o Sinpro afirmou que a recusa do GDF em negociar é uma decisão política, e não técnica. “Existem alternativas para equilibrar os gastos públicos sem prejudicar ainda mais os profissionais da educação, como reduzir renúncias fiscais e rever o perdão de dívidas. O que está em jogo é a valorização do profissional de educação e o futuro da qualidade do ensino público no DF. Não aceitaremos o descaso”, declarou a diretora do sindicato, Márcia Gilda.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

É perfeitamente possível “emagrecer” na balança e continuar funcionalmente comprometido …

Com 430 marcas confirmadas, feira reforça importância do mercado de …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.