Produção de cogumelos dobra em um ano no DF

Entusiastas incluem variedades clássicas em harmonizações locais

A rotina das harmonizações entre vinhos, queijos e pães produzidos em Brasília ganhou um novo elemento, em experiências gastronômicas clássicas incrementando a combinação perfeita entre entre vinhos, pães e queijos com texturas deliciosas e frugais produzidas na capital do Brasil.

Em forte expansão, a produção de cogumelos no Distrito Federal aumentou em 49%. Uma oportunidade de comprar o produto mais barato, com o frescor, a qualidade e a delicadeza que exigem os paladares mais atentos. É chique porque é leve, e porque temos produção própria.

Com noites mais frias e o aumento da oferta, os cogumelos ganham espaço na mesa brasiliense em entradas e cremes quentes, perfeito para harmonizações de inverno, sem a culpa do excesso de carboidrato mais comum em clima frio. Conhecidos por sua textura carnuda e notas terrosas ou amadeiradas, os cogumelos podem dar um show no desempenho.

Champignon de Paris, Shimeji (branco e salmão), Portobello e Cogumelo do Sol (Agaricus blazei). A chácara COGU, por exemplo, cultiva e comercializa esses tipos, além de oferecer visitas para conhecer o processo de produção. Também há produção de shimeji cinza, juba de leão e foliota em menor escala, com foco em mercados locais e chefs de cozinha. 

  •  Champignon Paris: Sabor sutil e agradável, ideal para pizzas, saladas e refogados.
  • Shiitake: Sabor forte e marcante, podendo substituir a carne em alguns pratos.
  • Shimeji: Sabor leve e sutil, ótimo refogado na manteiga.
  • Portobello: Sabor suave, lembra o champignon parisiense, bom para grelhar ou assar

Em campo

Em uma chácara de 2 hectares no núcleo rural Lago Oeste (região administrativa de Sobradinho), Gilsergio Santos produz, todo mês, 800 quilos de cogumelos do tipo champingon e 800 quilos de shimeji — ambos em sistemas orgânicos (sem insumos químicos). A produção é vendida em feiras orgânicas, restaurantes e para clientes particulares

O produtor Jansen Barreira, da chácara Cerrado Funghi, também no Lago Oeste, é um exemplo do avanço do setor. Ele cultiva entre 500 e 600 quilos de cogumelos por semana. Ex-publicitário, Jansen deixou o mercado da comunicação para investir no sonho antigo de viver do campo.

“Desde 2005 pensava nisso. Em 2018 fechei minha agência e mergulhei de cabeça. Hoje, tenho uma vida menos estressante e moro onde trabalho”, conta.

Saúde

Versáteis, os cogumelos trazem inúmeros benefícios para a sua saúde, possuem propriedades antioxidantes, antibacterianas e anti-inflamatórias, ricos em vitaminas do complexo B e vitamina C e minerais como zinco, fósforo e magnésio. Ajudam na prevenção de doenças cardíacas, diabetes e até mesmo câncer.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 43

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI