GPS Brasília comscore

Produção de cogumelos dobra em um ano no DF

Entusiastas incluem variedades clássicas em harmonizações locais

A rotina das harmonizações entre vinhos, queijos e pães produzidos em Brasília ganhou um novo elemento, em experiências gastronômicas clássicas incrementando a combinação perfeita entre entre vinhos, pães e queijos com texturas deliciosas e frugais produzidas na capital do Brasil.

Em forte expansão, a produção de cogumelos no Distrito Federal aumentou em 49%. Uma oportunidade de comprar o produto mais barato, com o frescor, a qualidade e a delicadeza que exigem os paladares mais atentos. É chique porque é leve, e porque temos produção própria.

Com noites mais frias e o aumento da oferta, os cogumelos ganham espaço na mesa brasiliense em entradas e cremes quentes, perfeito para harmonizações de inverno, sem a culpa do excesso de carboidrato mais comum em clima frio. Conhecidos por sua textura carnuda e notas terrosas ou amadeiradas, os cogumelos podem dar um show no desempenho.

Champignon de Paris, Shimeji (branco e salmão), Portobello e Cogumelo do Sol (Agaricus blazei). A chácara COGU, por exemplo, cultiva e comercializa esses tipos, além de oferecer visitas para conhecer o processo de produção. Também há produção de shimeji cinza, juba de leão e foliota em menor escala, com foco em mercados locais e chefs de cozinha. 

  •  Champignon Paris: Sabor sutil e agradável, ideal para pizzas, saladas e refogados.
  • Shiitake: Sabor forte e marcante, podendo substituir a carne em alguns pratos.
  • Shimeji: Sabor leve e sutil, ótimo refogado na manteiga.
  • Portobello: Sabor suave, lembra o champignon parisiense, bom para grelhar ou assar

Em campo

Em uma chácara de 2 hectares no núcleo rural Lago Oeste (região administrativa de Sobradinho), Gilsergio Santos produz, todo mês, 800 quilos de cogumelos do tipo champingon e 800 quilos de shimeji — ambos em sistemas orgânicos (sem insumos químicos). A produção é vendida em feiras orgânicas, restaurantes e para clientes particulares

O produtor Jansen Barreira, da chácara Cerrado Funghi, também no Lago Oeste, é um exemplo do avanço do setor. Ele cultiva entre 500 e 600 quilos de cogumelos por semana. Ex-publicitário, Jansen deixou o mercado da comunicação para investir no sonho antigo de viver do campo.

“Desde 2005 pensava nisso. Em 2018 fechei minha agência e mergulhei de cabeça. Hoje, tenho uma vida menos estressante e moro onde trabalho”, conta.

Saúde

Versáteis, os cogumelos trazem inúmeros benefícios para a sua saúde, possuem propriedades antioxidantes, antibacterianas e anti-inflamatórias, ricos em vitaminas do complexo B e vitamina C e minerais como zinco, fósforo e magnésio. Ajudam na prevenção de doenças cardíacas, diabetes e até mesmo câncer.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Entidade chega para fortalecer a identidade do espumante local, buscar …

Um roteiro para quem quer sair do óbvio e curtir …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.