Procuradora do Distrito Federal, Anamaria Prates Barroso lança, na próxima terça-feira (12), o seu mais recente livro: “Por um processo penal não racista: a racialização do processo penal como forma de enfrentamento do racismo nas práticas processuais penais”. O evento está programado para começar às 18h30, na Livraria Circulares (CLN 103 Bloco A).
Doutora em direito pelo IDP-DF e, com mestrado em direito pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Anamaria tem uma trajetória destacada como advogada criminalista, palestrante e professora,
O livro, derivado de sua tese de doutorado, destaca o racismo como elemento central em práticas processuais penais e propõe a “racialização” do processo penal, visando corrigir instrumentos processuais que reproduzem o racismo. Anamaria Prates Barroso argumenta que a utilização da raça como uma lente crítica pode reestruturar sistemas jurídicos historicamente enviesados.
A autora, reconhecida também por sua contribuição na área, atentou para o fato de que o racismo se manifesta tanto no que é expresso quanto no que é implícito nas práticas processuais. Seu livro identifica instrumentos processuais que replicam esse viés racista no sistema de justiça criminal.
A obra lança luz sobre a necessidade de um processo penal democrático e que não seja permeado pelo racismo estrutural, sugerindo novos caminhos para o enfrentamento desse viés.
Recentemente, em 1º de dezembro de 2023, Anamaria Prates Barroso assumiu a cadeira número 35 na Academia Brasileira de Ciências Artes História e Literatura (ABRASCI).