A disputa pela vaga deixada pelo ministro Félix Fischer no Superior Tribunal de Justiça (STJ) ganha mais um candidato de peso.
No último dia para as inscrições, o advogado André Lopes de Sousa, que é procurador federal da Advocacia-Geral da União (AGU), protocolou candidatura à cadeira que foi de Fischer. O magistrado se aposentou em 22 de agosto do ano passado, dias antes de atingir a idade limite de 75 anos.
André Lopes foi conselheiro da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF) por dois mandatos e, agora, atua na AGU junto ao Supremo Tribunal Federal (STF). Ele também advoga no próprio STJ em matérias diversas do direito público.
É mestre em Direito e Políticas Públicas e especialista em Direito Público e Metodogia do Ensino Superior. Tem graduação em matemática e é bacharelando em engenharia de software. É também professor da Faculdade de Direito da Universidade de Brasília (UnB).
De acordo com o Quinto Constitucional, a vaga será ocupada por um advogado indicado pela OAB. Os nomes dos postulantes devem ser divulgados até o fim da semana. A decisão final é do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).