GPS Brasília comscore

Procura por vacina da dengue cresce 200% em rede de farmácias

O imunizante está disponível para a venda desde agosto de 2023
O Brasil é o primeiro país do mundo a oferecer a vacina contra a dengue no sistema público; DF está entre as unidades da Federação consideradas prioritárias para a remessa dos imunizantes | Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF

Compartilhe:

A procura pela vacina da dengue das redes de drogarias do Brasil aumentou após a explosão de casos da doença, especialmente no Distrito Federal. De acordo com a Pague Menos e Extrafarma, que disponibiliza a venda imunizante desde agosto de 2023, houve um aumento significativo de 200% na demanda pela QDENGA® apenas em janeiro deste ano.

Para se ter ideia, o governo contabiliza um aumento alarmante de 170% nos casos de dengue no Brasil nas primeiras semanas deste ano, totalizando 120.874 casos, em comparação com os 44.752 casos do mesmo período no ano anterior.

A QDENGA®, a primeira vacina contra a dengue disponível no Brasil, pode ser encontrada nos consultórios farmacêuticos da Pague Menos e Extrafarma em 15 estados do país. O imunizante oferece proteção contra os quatro sorotipos vivos do vírus da dengue (DEN1, DEN2, DEN3 e DEN4) e é destinada a indivíduos entre 4 e 60 anos. Administrada em duas doses, com um intervalo de 3 meses entre elas, a QDENGA® tem sido procurada por pessoas em busca de proteção contra os riscos crescentes da dengue.

“Estamos vendo um interesse crescente da população na prevenção da dengue, refletido no aumento significativo na procura pela vacina QDENGA®”, afirma Monika Reis, gerente de Vacinas da Pague Menos e Extrafarma.

“Como empresa, reafirmamos nosso compromisso em fortalecer nossa contribuição para a prevenção e controle da dengue no país, facilitando o acesso à imunização de alta qualidade”, completa.

Além da fórmula contra a dengue, a Pague Menos e a Extrafarma oferecem uma ampla variedade de imunizações cruciais para a saúde da população, incluindo vacinas contra meningite B, HPV, pneumonia, difteria, tétano, coqueluche, herpes zoster, hepatite A (para adultos e crianças), influenza e, agora, dengue.

A conscientização e a adoção de medidas preventivas são essenciais para combater a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Medidas simples, como descartar adequadamente recipientes que acumulem água parada e usar repelentes, podem ser eficazes na redução da propagação do mosquito e na proteção da saúde pública.

A vacina QDENGA® está disponível nos estados do Ceará, Piauí, Pará, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Pernambuco, Rondônia, Tocantins, Minas Gerais, Paraná, Maranhão, Amapá e Bahia, por R$ 363,00 com aplicação incluída. Não é necessário agendar previamente a aplicação da vacina, e ela pode ser parcelada em até 10 vezes.