Criado em 2015, o Prix Versailles reconhecia, no começo de sua história, apenas projetos franceses, mas, com o passar do tempo, passou a abranger todos os outros países. Para comemorar a abertura oficial das inscrições para a 11ª edição de seu prêmio de arquitetura em 2025, foi divulgada a lista atualizada dos museus mais bonitos.
Selecionadas com base na excelência arquitetônica, as instituições presentes na lista estão presentes na Ásia, nas Américas, na Europa e no Oriente Médio.
Sobre a seleção de 2025, Jérôme Gouadain, secretário-geral do Prix Versailles, compartilha que “oferece um panorama extraordinário e particularmente notável das construções museológicas mais recentes, representando tanto a exuberância da criatividade jovem quanto a maturidade das habilidades que inspiram e tornam essas realizações possíveis”.
Veja a lista dos museus mais bonitos do mundo em 2025:
1) Grand Palais, Paris
Erguido sob a supervisão do arquiteto Charles Girault para a Exposição de Paris de 1900, o museu passou por restaurações e será reaberto ao público ainda em 2025. A cúpula de vidro considerada símbolo da arquitetura Beaux-Arts francês foi completamente renovada.

Foto: divulgação
2) SAKA Museum, Bali
Criado pelo escritório Mitsubishi Jisho Design em julho de 2024, o local é um reflexo da filosofia balinesa de Giri Segara, que se refere ao equilíbrio entre montanha e mar. O espaço é lar de documentos e celebra tradições da ilha, como o Dia do Silêncio.

Foto: divulgação
3) Audeum, Seul
Projetado por Kengo Kuma, o museu localizado na Coreia do Sul promete despertar os cinco sentidos. Ainda, para realizar uma reconexão com a natureza, o lugar oferece um ambiente de contemplação onde arquitetura e o ecossistema se mesclam.

Foto: divulgação
4) Kunstsilo, Kristiansand
Na Noruega, o empreendimento era, originalmente, um silo portuário industrial. Sua repaginação alcançou a combinação entre um patrimônio industrial com arte contemporânea. Há um ano, o Kunstsilo hospeda a maior coleção privada de arte nórdica do mundo.

Foto: divulgação
5) Diriyah Art Futures, Al-Diriyah
Na Arábia Saudita, o museu é o primeiro da Península Arábica dedicado exclusivamente à arte digital. Diriyah Art Futures tem uma programação que inclui galerias, laboratórios de pesquisa, residências artísticas e um centro de treinamento. Ainda, o local é composto por espaços independentes que se integram a espaços urbanos e agrícolas.

Foto: divulgação
6) Cleveland Museum of Natural History, Cleveland
A arquitetura do museu revela a história geológica do nordeste de Ohio. Localizado em um terreno paisagístico, o local narra a história da vida na Terra, com destaque para o Hall dos Visitantes e seus espécimes.

Foto: divulgação
7) Joslyn Art Museum, Omaha
Segundo norte-americano na lista, o Joslyn Art Museum, fixado em Nebraska, foi inaugurado em 1931 por meio da doação de Sarah Joslyn, com o objetivo de garantir acesso público às artes e documentar cinco mil anos de diversidade cultural.

Foto: divulgação