GPS Brasília comscore

Prix Versailles, prêmio internacional de arquitetura e design, aponta os museus mais bonitos do mundo

Instituições reconhecidas pela excelência arquitetônica estão fixadas na Ásia, nas Américas, na Europa e no Oriente Médio

Criado em 2015, o Prix Versailles reconhecia, no começo de sua história, apenas projetos franceses, mas, com o passar do tempo, passou a abranger todos os outros países. Para comemorar a abertura oficial das inscrições para a 11ª edição de seu prêmio de arquitetura em 2025, foi divulgada a lista atualizada dos museus mais bonitos.

Selecionadas com base na excelência arquitetônica, as instituições presentes na lista estão presentes na Ásia, nas Américas, na Europa e no Oriente Médio.

Sobre a seleção de 2025, Jérôme Gouadain, secretário-geral do Prix Versailles, compartilha que “oferece um panorama extraordinário e particularmente notável das construções museológicas mais recentes, representando tanto a exuberância da criatividade jovem quanto a maturidade das habilidades que inspiram e tornam essas realizações possíveis”.

Veja a lista dos museus mais bonitos do mundo em 2025: 

1) Grand Palais, Paris 

Erguido sob a supervisão do arquiteto Charles Girault para a Exposição de Paris de 1900, o museu passou por restaurações e será reaberto ao público ainda em 2025. A cúpula de vidro considerada símbolo da arquitetura Beaux-Arts francês foi completamente renovada.

Foto: divulgação

2) SAKA Museum, Bali

Criado pelo escritório Mitsubishi Jisho Design em julho de 2024, o local é um reflexo da filosofia balinesa de Giri Segara, que se refere ao equilíbrio entre montanha e mar. O espaço é lar de documentos e celebra tradições da ilha, como o Dia do Silêncio.

Foto: divulgação

3) Audeum, Seul 

Projetado por Kengo Kuma, o museu localizado na Coreia do Sul promete despertar os cinco sentidos. Ainda, para realizar uma reconexão com a natureza, o lugar oferece um ambiente de contemplação onde arquitetura e o ecossistema se mesclam.

Foto: divulgação

4) Kunstsilo, Kristiansand 

Na Noruega, o empreendimento era, originalmente, um silo portuário industrial. Sua repaginação alcançou a combinação entre um patrimônio industrial com arte contemporânea. Há um ano, o Kunstsilo hospeda a maior coleção privada de arte nórdica do mundo. 

Foto: divulgação

5) Diriyah Art Futures, Al-Diriyah

Na Arábia Saudita, o museu é o primeiro da Península Arábica dedicado exclusivamente à arte digital. Diriyah Art Futures tem uma programação que inclui galerias, laboratórios de pesquisa, residências artísticas e um centro de treinamento. Ainda, o local é composto por espaços independentes que se integram a espaços urbanos e agrícolas.

Foto: divulgação

6) Cleveland Museum of Natural History, Cleveland

A arquitetura do museu revela a história geológica do nordeste de Ohio. Localizado em um terreno paisagístico, o local narra a história da vida na Terra, com destaque para o Hall dos Visitantes e seus espécimes.

Foto: divulgação

7) Joslyn Art Museum, Omaha

Segundo norte-americano na lista, o Joslyn Art Museum, fixado em Nebraska, foi inaugurado em 1931 por meio da doação de Sarah Joslyn, com o objetivo de garantir acesso público às artes e documentar cinco mil anos de diversidade cultural.

Foto: divulgação

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Harmonizações de vinhos para os pratos salgados e chocolates para …

A prática faz bem ao humor e libera endorfinas, mas …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.