Desembarcaram na madrugada desta quarta-feira (11), no Aeroporto Juscelino Kubitschek , os primeiros brasileiros resgatados de Israel, no Oriente Médio. O grupo de 211 brasileiros, a maior deles turista, decolou na aeronave KC-30, modelo militar do Airbus 330, deixando o Aeroporto Ben-Gurion, em Tel Aviv, às 14h07 dessa terça-feira (10), no horário de Brasília. O pouso na Base Aérea de Brasília ocorreu às 4h. Foram aproximadamente 14 horas de voo feitos em um percurso de cerca de 10 mil km.
O resgate feito pelo governo federal, com o apoio da Força Aérea Brasileira (FAB) é parte da Operação Voltando em Paz, missão que atua na retirada de brasileiros da área de conflito entre Israel e Palestina. A previsão é que outros 700 sejam trazidos de volta ao Brasil até sábado (14).]
Saindo agora da nessa Base Aérea. O Brasil foi o primeiro País a regatar os seus cidadãos. Parabéns à Força Aérea pelo organização e preparo”, disse o secretário de Relações Internacionais, Paco Britto.
Após os procedimentos alfandegários, parte dos repatriados deixou o aeroporto de Brasília pela área doméstica de desembarque. Ali, foram recebidos por familiares e amigos. Outra parte seguiu para o Rio de Janeiro em aeronaves da FAB – um KC-390 Millennium e um C-99, até a Base Aérea do Galeão.