Local onde a lendária Legião Urbana realizou sua primeira apresentação no Distrito Federal, em 23 de outubro de 1982, o Teatro de Arena do Centro Administrativo Vivencial e Esporte (Cave), no Guará, está de volta ao cenário cultural após uma reforma.
O espaço, que é parte da Rota do Rock de Brasília, foi revitalizado e está pronto para retomar seu papel como patrimônio histórico e cultural do DF.
A primeira etapa da reforma, iniciada em novembro de 2024 e concluída no fim do ano, incluiu a modernização da iluminação com lâmpadas de LED, renovação dos banheiros, manutenção das redes elétrica e hidráulica, além da pintura das arquibancadas.
Com capacidade para 5 mil pessoas sentadas e 10 mil em pé, o teatro é um dos maiores de seu tipo na América Latina. O investimento totalizou cerca de R$ 600 mil.
“O espaço está pronto para grandes eventos”, afirmou David Vieira, engenheiro responsável pela obra.
O administrador regional do Guará, Artur Nogueira, destacou a importância do teatro para a comunidade. “Após 20 anos de espera, finalmente conseguimos atender a essa demanda. O Guará sem cultura não existe”, afirmou.
A região, conforme pesquisa realizada pela administração, apontou a cultura, o esporte e o lazer como prioridades dos moradores.
Já liberado, o teatro sediará festas de Carnaval em março e as comemorações do aniversário do Guará em 5 de maio. A segunda etapa da reforma prevê melhorias na acessibilidade, manutenção do alambrado e reformas na Casa da Cultura do Guará, situada em frente ao teatro.