Pela primeira vez nos 24 anos de história da ANPM, uma **mulher negra** foi eleita como presidente. **Lilian Azevedo** tomou posse no comando da **ANPM** em cerimônia que reuniu procuradores de municípios e autoridades de todo o país, em cerimônia realizada no Conselho Federal da OAB, em Brasília .
Além de Lilian, a composição da nova diretoria conta também com outra mulher à frente da entidade: a procuradora de São Luís, Anne Karole Fontenelle, que é vice-presidente.
A solenidade contou com a presença do ministro chefe da Casa Civil, Rui Costa, a ministra de Promoção e Igualdade Racial, Anielle Franco, o presidente do Tribunal de Contas da União, Bruno Dantas, o ministro do Tribunal Superior do Trabalho, Alberto Balazeiro.
iliam Azevedo é a terceira mulher a representar os mais de 20 mil procuradores municipais em todo o país. Antes dela, Cristiane da Costa Nery (Porto Alegre) e Geórgia Campello (Salvador) comandaram a entidade nos biênios 2008/2010 e 2014/2016 respectivamente.
“_Esse é um marco, não só na história da ANPM. A participação de mulheres na liderança de entidades do meio jurídico é recente. Nessa gestão, conseguimos nomear duas mulheres, além de fortalecer a participação feminina em toda composição da Chapa. A ANPM demonstra a sua maturidade institucional ao de forma concreta avançar nas questões de gênero e raça_”, disse.
Especialista em direito municipal e processual, Lilian possui vasta experiência no Terceiro Setor.
Ela atuou como vice-presidente da ANPM, no biênio 2021-2023. Foi coordenadora das representações na Procuradoria Geral do Município do Salvador e secretária municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza nos anos de 2017 a 2019.
Integra o Comitê de Combate ao Racismo Institucional da Prefeitura de Salvador desde 2016 e a Comissão Especial de Direito do Terceiro Setor das OABs Bahia e São Paulo.