Categories: República

Primeira-ministra do Reino Unido renuncia após 45 dias de governo

**Durou pouco a passagem de Liz Truss à frente do Reino Unido**. Há apenas 45 dias no governo, a primeira-ministra britânica renunciou nesta quinta-feira (20). Foi a terceira líder do Reino Unido consecutiva a renunciar antes da hora, e a que menos tempo ficou no cargo na história do país.

Truss substituiu Boris Johnson no cargo de primeira-ministra, mas sofreu fortes desgastes e pressões para renunciar após a divulgação de um **controverso plano econômico** que previa um corte amplo e profundo nos impostos e visava um empréstimo multibilionário para cobrir o rombo nas contas públicas.

Com o Reino Unido imerso em uma dramática crise energética e com uma **inflação acima dos 10%** – a maior dos últimos 40 anos -, a proposta caiu como uma bomba tanto no mercado quanto no Partido Conservador.

Liz Truss entrou no governo de forma turbulenta, substituindo Boris Johnson após uma série de escândalos envolvendo sua participação em festas durante o período de lockdown do Reino Unido, além de denúncias de abuso sexual no alto escalão do governo. **Três dias após sua escolha pelo Parlamento, a rainha Elizabeth II morreu e dominou os noticiários** e o cotidiano do país, o que atrasou a implementação de diversas medidas governamentais.

Em pronunciamento em Downing Street, sede do governo do Reino Unido, em Londres, Liz Truss afirmou que já havia comunicado sua renúncia ao rei Charles III. **O Partido Conservador afirmou que deve escolher um novo primeiro-ministro até o dia 28 de outubro**.

Ela elencou um **conjunto de fatores** que influenciaram em sua breve passagem pelo comando do país. “_Assumi o cargo em um momento de grande instabilidade econômica e internacional. Famílias e empresas estavam preocupadas sobre como pagar suas contas, a guerra ilegal de Putin na Ucrânia ameaça a segurança de todo o nosso continente e nosso país foi retido por muito tempo por baixo crescimento econômico_”, afirmou.

“_Nós lançamos uma visão para impostos baixos e alto crescimento que nos permitiria desfrutar da liberdade do Brexit (a saída do Reino Unido da União Europeia). Eu reconheço que não consigo entregar o mandato para o qual eu fui eleita_”, declarou Truss.

Redação GPS

Nós somos uma equipe de jornalistas apaixonados por informar, entreter e inspirar nossos leitores com conteúdo de qualidade e credibilidade.

Share
Published by
Redação GPS

Posts Recentes

Sobrinho de Dilma, Pedro Rousseff é eleito vereador em BH nas eleições municipais de 2024

Novo vitorioso obteve a sexta maior votação por se destacar entre os jovens eleitores

27 minutos ago

Mais de 90 casais participam do Casamento Comunitário no Pontão do Lago Sul

2ª edição do evento neste ano ocorreu neste domingo (6) e ofereceu estrutura e serviços…

38 minutos ago

Após eleições municipais, PSD se torna o maior partido no comando das prefeituras do Brasil

Com 887 eleitos, a sigla de Kassab lidera o número de municípios administrados, seguida pelo…

1 hora ago

Derrotada, Tabata Amaral anuncia apoio a Guilherme Boulos no 2º turno em São Paulo

Com 9,94% dos votos, candidata do PSB declara voto ao ex-adversário do PSol

1 hora ago

Estreante, Jair Renan Bolsonaro é eleito vereador mais votado em Balneário Camboriú (SC)

Filho mais novo de Jair Bolsonaro conquista 3.033 votos em sua primeira candidatura política pelo…

1 hora ago

Quem venceu? Veja o resultado parcial para as prefeituras das capitais do Nordeste

TSE confirma reeleições em Recife, Salvador e outras capitais; João Pessoa e Natal terão 2º…

1 hora ago