Depois de semanas de calor intenso e tempo seco, a primeira frente fria de abril deve trazer alívio para a região Centro-Oeste e o Distrito Federal nos próximos dias. De acordo com a Climatempo, a mudança no tempo será sentida a partir de terça-feira (1º), quando uma massa de ar frio avançará sobre parte da região.
A previsão indica que o sul de Mato Grosso do Sul será a primeira área a sentir os efeitos da queda nas temperaturas, com mínimas podendo ficar abaixo dos 15ºC em algumas cidades. No sul de Mato Grosso, a influência do ar frio também será perceptível, com madrugadas mais amenas e tardes menos quentes do que o registrado nas últimas semanas.
No Distrito Federal e em Goiás, a expectativa é que o vento frio traga um leve declínio nas temperaturas, especialmente durante as noites e madrugadas. No entanto, os meteorologistas alertam que o calor ainda deve predominar durante as tardes, apesar da presença de mais nuvens e aumento na umidade.
A umidade relativa do ar, que vinha registrando índices muito baixos, deve subir levemente em algumas áreas, reduzindo o desconforto térmico causado pelo calor excessivo. “Até o momento, os modelos não indicam um frio extremo, mas essa será a primeira massa de ar frio capaz de amenizar o calor e trazer uma sensação mais próxima do outono para a região”, explicam os meteorologistas.
Apesar da chegada da frente fria, a chuva não deve ser generalizada no Centro-Oeste. Algumas áreas de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul podem registrar pancadas isoladas, enquanto no Distrito Federal e em Goiás a previsão é de aumento da nebulosidade, mas sem volumes significativos de chuva.
Os próximos dias serão marcados por uma sensação térmica mais amena no Centro-Oeste, mas os meteorologistas alertam que o calor pode voltar na sequência, uma vez que a tendência para o verão é de temperaturas acima da média.