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Primeira etapa do Viaduto do Sudoeste é entregue por Ibaneis Rocha

O governador Ibaneis Rocha inaugurou, na manhã desta quinta-feira (30), a primeira etapa do Viaduto Luiz Carlos Botelho, no Sudoeste. A via beneficiará mais de 25 mil motoristas que passam todos os dias pela EPIG, custará R$ 24,6 milhões e estará totalmente concluída até agosto. Segundo o secretário de Obras do DF, Luciano Carvalho de Oliveira, o viaduto faz parte de um conjunto de ações que vão melhorar a vida até mesmo de quem mora em regiões mais distantes.

 

 

“Este é um complexo viário importante, pois a região tem o encontro de várias vias, como as do Sudoeste, do Parque da Cidade e da própria EPIG. É um local onde há retenções de trânsito, por conta dos sinais. Tivemos a coragem de reavaliar um projeto antigo, modificar, licitar e contratar a obra”, explica. Executora do contrato, Mariana Calazans estima que os usuários de transporte público podem ganhar mais qualidade de vida. “Hoje, as pessoas levam mais de duas horas para chegar aqui. Com a faixa exclusiva do BRT, que virá desde a Avenida Hélio Prates, este tempo cairá para 40 minutos”, ressalva.

 

Também presente à inauguração, o secretário de Transporte e Mobilidade do DF, Valter Casimiro, concorda que a obra vai alcançar regiões mais distantes. “Aqui é a continuidade do BRT que vem do Eixo Oeste, ligando a EPTG, facilitando a vida de quem passa aqui, como os trabalhadores que vêm de Taguatinga, Ceilândia, Sol Nascente e Samambaia. O trajeto vai ficar mais simples para quem vem para o centro”, afirma.

 

O futuro corredor de ônibus da EPIG, que já está em fase de elaboração do edital de licitação, demandará um investimento de mais R$ 150 milhões. A previsão é que esta obra esteja concluída até 2025, como prevê o secretário de Obras, Luciano Carvalho de Oliveira. A primeira fase já é visível no trecho do viaduto inaugurado nesta quinta-feira. Uma das quatro pistas do elevado de 700 metros tem pavimento em concreto e será utilizada pelos coletivos no sentido EPIG-EPTG. As outras três pistas do viaduto são de pavimento flexível, para tráfego de carros e motocicletas. 

 

Novas etapas

 

Na próxima semana começa a demolição da via paralela e a escavação na região da Avenida das Jaqueiras, local onde os motoristas que virão do Parque da Cidade vão mergulhar sob o viaduto, chegando ao Sudoeste. A escavação terá de 6m de profundidade, pois também será contemplada a obra da rede de drenagem. A estimativa para a conclusão desta etapa é maio. “Vamos precisar fazer novos desvios no trânsito para viablizar a pista de volta. Os desvios, inclusive, começam na terça-feira (4)”, esclarece o secretário de Obras.

 

Todo o complexo ficará pronto até agosto. Segundo o executor do contrato do Viaduto, Carlos Magno Rodrigues Barros, serão feitas alças, tesourinhas e calçadas que vão beneficar diretamente os moradores do Sudoeste. “Além do fim das retenções de trânsito, entregaremos uma acessibilidade maior. Já a ciclovia ficará ao longo de toda a EPIG, um prjeto maior que já está em andamento”, esclarece.

 

A intervenção viária vai acabar com o gargalo na entrada do Sudoeste e ao longo da EPIG, onde o tráfego é intenso. O acesso à região pelo parque também será facilitado com o elevado. No total, serão quatro alças externas, quatro alças internas (semelhante às tesourinhas) e os dois eixos da EPIG que passam sobre o viaduto.

 

Transporte mais moderno

 

O impacto final será na área central de Brasília. E a chegada dos ônibus na Rodoviária do Plano Piloto também deverá ter mais novidades. “Estamos em processo de concessão. A empresa que a vencer precisará fazer uma requalificação do espaço, pois é um equipamento que precisa de segurança e de uma manutenção mais ágil, nas escadas rolantes e elevadores, além de reformas. A rodoviária recebe todo o viário da capital, e essa concessão vai trazer mais qualidade ao centro de Brasília, pois melhorará o ambiente, haverá a reorganização do comércio e a regulação do fluxo dos ônibus”, destaca o secretário de Transporte e Mobilidade do DF, Valter Casimiro.

 

Outros modais, como Metrô e o Veíulo Leve sobre Trilhos (VLT), deverão avançar com as concessões. “O processo do Metrô está no Tribunal de Contas do DF (TCDF) e temos conversado com os conselheiros para agilizá-lo. Queremos que esta aprovação venha no segundo semestre, para que possamos colocá-lo na praça. A meta é que o Metrô dobre sua capacidade de transportar passageiros, reduzindo o tempo entre as composições. Isso deve ser acompanhado de melhoras no comércio e na segurança e pela compra de novos equipamentos, mais modenros e com ar-condicionado, oferecendo um atendimento de qualidade aos usuários”, explica.

 

O VLT prevê que a empresa vencedora da licitação construa a ligação entre os terminais da Asa Sul e da Asa Norte, com a compra de trilhos, pontos de parada e dos equipamentos. “Acreditamos também que, no segundo semestre, isso esteja pronto para uma parceria público-privada (PPP), na qual o governo entra com uma parte e a iniciativa privada complete o investimento”, acrescentou.

Redação GPS

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