A cantora Preta Gil tem mantido laços próximos com o pai, Gilberto Gil, mesmo à distância. O músico de 82 anos fez uma chamada de vídeo com a filha enquanto embarcava no aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, e compartilhou o momento.
Preta está nos Estados Unidos para dar continuidade a um tratamento contra o câncer colorretal, diagnosticado em janeiro de 2023. Após uma série de cirurgias e internações no Brasil, a cantora optou por buscar um protocolo experimental com novos medicamentos em Nova York, com a esperança de alcançar a cura. Ela afirmou, anteriormente, que “as chances de cura estão fora do Brasil”.
Mesmo fora do País, a cantora tem recebido apoio e carinho de familiares, fãs e amigos, como a atriz Claudia Raia, que visitou a cantora nessa semana. Os registros compartilhados por Preta mostram que Enzo Celulari e Jarbas Homem de Mello também estiveram presentes na visita.
Em maio de 2025, Preta Gil desembarcou em Washington para iniciar uma nova etapa contra o câncer, agora com o uso de medicamentos ainda em fase experimental. A artista demonstrou confiança na escolha dos novos tratamentos , afirmando que as opções terapêuticas disponíveis no exterior aumentam suas chances de cura.
O novo protocolo foi adotado após uma sequência intensa de procedimentos médicos no Brasil. Em dezembro de 2023, Preta finalizou o tratamento de um tumor no intestino, mas poucos meses depois, novos exames detectaram uma metástase. Desde então, ela enfrentou internações recorrentes e uma cirurgia de 21 horas no fim de 2024, um dos momentos mais delicados de sua jornada.