GPS Brasília comscore

Preta Gil além dos palcos: saiba como era a vida pessoal da cantora

Nascida em uma família de artistas, Preta destacou-se também como uma importante ativista da negritude e da bissexualidade

Muito além da música, Preta Gil foi uma figura essencial na cultura e na militância brasileira. Nascida no Rio de Janeiro em 8 de agosto de 1974, Preta Maria Gadelha Gil Moreira cresceu cercada por arte, política e ativismo. Filha do cantor e ex-ministro da Cultura Gilberto Gil com Sandra Gadelha, afilhada de Gal Costa e sobrinha de Caetano Veloso, ela pertence a uma das famílias mais influentes da MPB, mas fez questão de construir uma trajetória própria.

Irmã de Bem Gil, Bela Gil, Pedro Gil, Nara Gil, Marília Gil, Maria Gil e José Gil, a cantora iniciou sua carreira musical aos 29 anos, em 2003, com o lançamento do álbum Prêt-à-Porter, misturando axé, samba-funk e pop, mostrando ousadia ao abordar temas como sexualidade e liberdade. Preta também atuou como apresentadora, atriz e empresária na Mynd, agência de influenciadores e criadores de conteúdo. 

Com personalidade forte, ela também se destacou por levantar bandeiras importantes, sendo uma voz ativa contra o racismo, a gordofobia e a homofobia, além de ter sido uma das poucas figuras públicas a falar abertamente sobre sua bissexualidade e defender a pluralidade da beleza feminina. Seu ativismo sempre caminhou lado a lado com sua arte.

Criada entre o Rio e a Bahia, Preta tinha seis irmãos e sempre destacou seus laços afetivos com figuras como Marina Morena, a quem considerava irmã de coração. Ela também era prima da atriz Patrícia Pillar e da cantora Luiza Possi.

A artista foi casada por dois anos com o ator Otávio Müller, com quem teve um filho, Francisco Gil, em 1995. Também foi casada com o cineasta Rafael Dragaud por oito anos, com o mergulhador Carlos Henrique Lima (2009-2013), e com o personal trainer Rodrigo Godoy (2007 – 2023), de quem se divorciou durante o processo contra o câncer. 

Em 2015, Preta se tornou avó de de Sol de Maria, filha de Francisco com Laura Fernandez. A pequena, atualmente com nove anos, era o grande xodó da avó, que em sua autobriografia, Preta Gil: Os Primeiros 50, lançada em 2024, dedicou um capítulo inteiro à neta.

Preta Gil, mãe, neta e filho

“Dedico este livro a Sol de Maria porque sei que, quando crescer, escutará muitas histórias a meu respeito. Algumas serão mentirosas, outras não. Aqui, eu tenho a chance de contar para ela a minha verdade”, escreveu a artista.

Muito querida no meio artístico, Preta tinha uma lista extensa de amigos fiéis, como Carolina Dieckmmann, Gominho, Ivete Sangalo, Angélica, Luciano Huck e Jude Paula, que ao longo do tratamento, mostraram total apoio à cantora. 

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Entidade chega para fortalecer a identidade do espumante local, buscar …

Um roteiro para quem quer sair do óbvio e curtir …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.