Categories: Mundo

Presidente republicano da Câmara propõe resolução que evitaria paralisação do governo nos EUA

Por André Marinho*

O presidente da Câmara do Representantes dos Estados Unidos, Mike Johnson, divulgou neste sábado (11) a proposta da maioria republicana para manter temporariamente o financiamento das atividades federais, em um esforço para evitar a paralisação do governo antes do prazo no próximo sábado, 17 de novembro.

A resolução consiste em um projeto de duas etapas, que incluiria recursos para militares e o Departamento de Energia até 19 de janeiro e garantiria o orçamento para outras áreas até 2 de fevereiro.

Nenhuma das legislações traria mais dinheiro para apoio militar a Israel ou Ucrânia, de acordo com a CNN.

Em publicação nas redes sociais, Johnson explicou que opção por fatiar o plano visa permitir negociações em temas sensíveis, como a segurança da fronteira com o México. “Esta resolução contínua em duas etapas é um projeto de lei necessário para colocar os republicanos da Câmara na melhor posição para lutar por vitórias conservadoras”, destacou.

Segundo Johnson, o objetivo é impedir a aprovação de um volume significativo de gastos públicos antes do recesso do Natal. “Com nossa dívida saindo de controle, os custos crescentes da ‘Bidenomics’ prejudicando as famílias e a nossa fronteira sul aberta, os republicanos da Câmara nos devem posicionar da melhor forma para lutar pelo povo americano”, disse, em referência ao nome que descreve a agenda econômica do presidente dos EUA, Joe Biden.

A estratégia do líder republicano abre o primeiro grande desafio que enfrentará à frente de uma apertada maioria na Câmara.

O antecessor de Johnson, Kevin McCarthy, foi removido do cargo depois de ter articulado uma resolução orçamentária que estendeu em mais de um mês o prazo para evitar a paralisação.

A solução irritou a ala mais à direita do partido, que se juntou aos democratas para derrubá-lo em uma inédita votação de confiança.

Antes, a relação de McCarthy com parte dos correligionários já havia ficado estremecida após um acordo do então líder com o governo do presidente dos EUA, Joe Biden, para suspender o teto da dívida.

O tema esteve no centro do impasse republicano para encontrar um novo chefe da Câmara, que paralisou o Congresso por semanas.

*Com informações da Dow Jones Newswires

Estadão Conteúdo

Posts Recentes

Anna Paola Pimenta da Veiga se despede do netinho Arthur, que partiu precocemente

Empresária de Brasília fez comovente mensagem nas redes sociais

12 horas ago

3 receitinhas deliciosas e fáceis com chocolate

No Dia Mundial do Chocolate comemore com receitinhas super práticas para adoçar a vida

12 horas ago

Festival Brinca+ garante diversão durante as férias

Ingressos gratuitos precisam ser retirados pela internet

12 horas ago

Cortejo Afro marca os 20 anos da Política Nacional Cultura Viva em Salvador

Ministra da Cultura, Margareth Menezes, participa de celebração que reuniu autoridades na Bahia

12 horas ago

4ª Feira Capital Cult movimenta o Eixão do Lazer neste domingo

Com apoio do GDF, evento ofereceu opções para todos os públicos de forma gratuita

13 horas ago

Parlamentares brasileiros comemoram vitória da esquerda na França

Projeções surpreendem, após vitória da direita no primeiro turno

13 horas ago