A presidente do México, Claudia Sheinbaum, afirmou hoje, segunda-feira (3), que as tarifas impostas pelos Estados Unidos sobre os produtos importados do país vão ter uma pausa a partir de hoje. Ela conversou com Trump, após os EUA oficializarem a taxação de 25% para as mercadorias mexicanas e canadenses.
A medida , que entraria em vigor na terça-feira (4), foi suspensa após o governo mexicano afirmar que irá cooperar com os americanos em pautas de comércio e segurança. Claudia afirmou que o país mandará 10mil membros da guarda nacional para o reforço do controle da fronteira.
“Concordamos ainda em suspender imediatamente as tarifas previstas por um período de um mês, durante o qual teremos negociações lideradas pelo Secretário de Estado Marco Rubio, pelo Secretário do Tesouro, Scott Bessent, e pelo Secretário do Comércio, Howard Lutnick, e por representantes de alto nível do México. Estou ansioso por participar nessas negociações, com a Presidente Sheinbaum, enquanto tentamos alcançar um “acordo” entre os nossos dois países”, escreveu o presidente Trump.
Trump têm conversa marcada com o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, afim de discutir a taxação dos produtos canadenses.