GPS Brasília comscore

“Pretendemos plantar 100 mil árvores em todo o DF”, anuncia presidente da Novacap

Ao GPS|Brasília, Fernando Leite também revelou como ficará o Teatro Nacional após a grande reforma que está em andamento
Fernando Leite, presidente da Novacap | Foto: Alquimia Filmes
Fernando Leite, presidente da Novacap | Foto: Alquimia Filmes

Compartilhe:

O presidente da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), Fernando Leite, anunciou ao GPS|Brasília que a empresa iniciará um projeto de arborização de todas as regiões administrativas do Distrito Federal a partir do período chuvoso, que está previsto para o fim do mês de setembro. 

Durante entrevista ao novo portal, Leite, que já comandou a Companhia de Águas e Esgotos (Caesb) na gestão de Joaquim Roriz, garantiu que as demais cidades, além do Plano Piloto, terão atenção redobrada dentro da programação para deixar o Distrito Federal “ainda mais verde”. 

A ação integra as comemorações de aniversário de 67 anos da Novacap, a empresa responsável por concretizar o plano de Juscelino Kubitscheck de erguer a capital federal em apenas cinco anos.  

“Para o próximo período chuvoso, nós pretendemos plantar 100 mil árvores em todo o DF”, disse.

Segundo Leite, os parques da região terão prioridades no plantio das espécies nativas, mas a ideia da Novacap é priorizar as regiões administrativas fora do Plano Piloto. 

“Nós queremos, neste ano, levar isso com mais intensidade para todas as cidades-satélites, para tornar Brasília  cada vez mais verde”, continuou. 

Obras

Segundo o responsável pela maior parte das intervenções de infraestrutura nas regiões administrativas, até agora, cerca de duas mil obras estão sendo realizadas em todo território da capital federal. 

“Olha, eu calculo que nós estamos com mais de duas mil obras, desde viadutos, drenagens, edificações, escolas, creches e hospitais”, emendou. 

Contudo, Leite deu ênfase à grandiosidade da reforma do Teatro Nacional, fechado desde o ano de 2014. 

“Nós vamos melhorar as condições de acessibilidade, de segurança. Vamos criar as rotas de fuga. Por exemplo, um cadeirante não tinha acesso à sala. Um ator, que é cadeirante, por exemplo, não chegava no camarim. Não tinha como. Então, nós mudamos a composição, por exemplo, da plateia, as poltronas. Vamos até aumentar um pouco o número de poltronas e vamos melhorar o espaçamento. Então, hoje vai ter espaço para cadeirante, para deficiente auditivo, até para deficiente visual. Ficará 100% acessível e vamos seguir rigorosamente as normas vigentes no mundo inteiro”.

Modernização

Com o envelhecimento de Brasília, a Novacap enfrenta o desafio de manter a cidade como Patrimônio Cultural da Humanidade. Fernando Leite também enfatizou o compromisso de trazer a Novacap de volta à vanguarda, adaptando-a aos desafios dos tempos atuais. 

“[O objetivo] é tornar a Novacap uma empresa permanentemente de vanguarda, porque a nossa cidade vai continuar sendo de vanguarda, tenho certeza. E a empresa responsável pela sua expansão e pela sua preservação tem que ser de vanguarda”.

 

Assista a entrevista na íntegra aqui: