GPS Brasília comscore

Presidente da CLDF, Wellington Luiz espera votar PPCub até junho

Deputado ressaltou importância do projeto e a expectativa para a modernização da capital
Wellington Luiz, Foto/Reprodução
Wellington Luiz, Foto/Reprodução

Compartilhe:

O presidente da Câmara Legislativa (CLDF), deputado Wellington Luiz (MDB), afirmou, nesta segunda-feira (15), que o projeto que trata do Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCub) deve ser votado pelos distritais até o mês de junho. As declarações foram dadas ao GPS|Brasília.

Segundo o emedebista, o texto, que chegou no Legislativo no mês de março, é “um dos mais relevantes na área fundiária” dos últimos anos e instrumento essencial para a modernização da cidade aliada à preservação do Patrimônio Histórico de Brasília

“Sem dúvida nenhuma, o PPCub é um dos mais importantes projetos na área fundiária da capital na última década e se faz extremamente necessário, exatamente pela importância da modernização aliada à preservação do Patrimônio Histórico. Então, tudo isso torna o projeto extremamente delicado, mas também muito importante. Acredito que a proposta seja votada até o mês de junho pra que possamos deixar um legado extremamente importante para o DF”, disse.

A proposta pretende atualizar as regras de ordenamento na área tombada no Plano Piloto, bem como as normas de uso e de ocupação do solo que abrange as regiões do Cruzeiro, Candangolândia, Sudoeste/Octogonal e o Setor de Indústrias Gráficas (SIG).

Ainda em fase de discussão nas comissões, o projeto apresenta diversos pontos a serem debatidos, mas o presidente da CLDF demonstrou otimismo em relação à aprovação da matéria. Wellington Luiz enfatizou que a intenção é que a Câmara entregue à população uma lei moderna e que respeite as características originais de Brasília.

A versão mais recente do texto se baseia em três pilares principais, segundo o governo local: a preservação do patrimônio urbanístico e arquitetônico de Brasília; o uso e ocupação do solo; e os planos, programas e projetos para o futuro da capital.