O clima político no Distrito Federal voltou a esquentar nesta quinta-feira (13), após o presidente da Câmara Legislativa (CLDF), deputado Wellington Luiz (MDB), rebater duramente um vídeo publicado nas redes sociais pelo presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Ricardo Cappelli (PSB).
O socialista, que se apresenta como pré-candidato ao Governo do Distrito Federal (GDF) em 2026, mencionou o nome do parlamentar ao criticar ações do governo local no setor de expansão do Lúcio Costa, onde cerca de 3 mil famílias enfrentam ameaça de despejo.
Em áudio obtido com exclusividade pelo GPS|Brasília, Wellington Luiz não poupou palavras ao classificar a fala de Cappelli como “leviana” e alertou: “Se quiser brigar, estou pronto”.
“Eu já estava atendendo essas pessoas antes de qualquer discurso. Estava colocando gente pra dormir, sem fazer promoção pessoal. Então, se for usar meu nome pra se promover, eu vou bater também”, afirmou o distrital.
Ouça o áudio:
Entenda
No vídeo que desencadeou a reação, Cappelli aparece em meio a moradores da área e faz um apelo à população para denunciar o que chamou de “covardia do Governo do Distrito Federal” ao conceder prazo de apenas três dias para desocupação da região. Segundo ele, o despejo atenderia aos interesses de empresários ligados à especulação imobiliária.
“São três mil famílias sendo chutadas, sem alternativa. Trator vai passar por cima da casa das pessoas. Isso é um governo dos ricos aliado à especulação imobiliária”, disse o ex-interventor, que atuou à frente da Segurança Pública do DF após os ataques de 8 de janeiro de 2023.
Cappelli ainda citou diretamente o presidente da CLDF, pedindo que Wellington Luiz comparecesse ao local para “ver de perto o sofrimento das famílias”.
A resposta veio poucas horas depois. Segundo o presidente da Câmara Legislativa, sua atuação tem sido silenciosa, mas eficaz, e ele não admitirá ter seu nome explorado com fins eleitorais.
“Cappelli, até pelo respeito que lhe tenho, se for usar meu nome para promoção pessoal e política, eu vou bater também. Conversar é obrigação. Brigar é prazer. Me avisa que estou pronto”, disparou o parlamentar.
Veja o vídeo:
Ver essa foto no Instagram