O presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), Wellington Luiz (MDB), participou da Parada do Orgulho LGBTQIA+ 2025, realizada no último domingo (6) na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. O parlamentar levou um trio elétrico do MDB Diversidade para uma das maiores edições já realizadas na capital.
O ato reuniu milhares de pessoas em defesa da igualdade, com foco na exigência de revogação da Resolução nº 2.427/2025 do Conselho Federal de Medicina (CFM), que restringe o acesso de pessoas trans a tratamentos no Sistema Único de Saúde (SUS).
“Pude reafirmar o meu compromisso com o que considero a base do meu mandato e pelo qual continuo a lutar: o respeito. Não se trata de um debate ideológico, mas de uma questão social”, afirmou o parlamentar, que esteve no evento ao lado do sobrinho Higor Costa, presidente do MDB Diversidade no DF.
A resolução do CFM tem sido alvo de críticas de parlamentares, entidades de saúde e movimentos sociais por, segundo eles, comprometer direitos adquiridos e colocar em risco a política de saúde integral da população trans.
Durante o ato, Wellington Luiz reforçou a importância de se combater todas as formas de preconceito e reiterou o papel do poder público na promoção da dignidade humana:
“Respeitar a vida daqueles que enfrentam diariamente a discriminação é uma maneira de valorizar o princípio da dignidade da pessoa humana. Meu objetivo, neste e em todos os meus mandatos, é priorizar a defesa da vida e da valorização do indivíduo. Estar mais perto do povo significa deixar de lado qualquer forma de preconceito.”
Além de Wellington Luiz, as deputadas federais Erika Kokay (PT-DF), Érika Hilton (PSol-SP) e o deputado distrital Fábio Felix (PSol) também estiveram no ato e discursaram no principal trio elétrico da Parada do Orgulho,
Ver essa foto no Instagram