GPS Brasília comscore

Presente de Israel, equipamento transforma restos de comida em energia no DF

A comunidade do Assentamento Oziel Alves III, localizada em Pipiripau II, Planaltina, testemunhou, nesta quinta-feira (15), a inauguração oficial do biodigestor, um equipamento que está mudando a vida de uma família de agricultores na região. 

 

O produtor agroecológico Janderson Barros se tornou uma celebridade local após receber a doação desse equipamento da Embaixada de Israel, em parceria com a Secretaria de Relações Internacionais (Serinter) do Governo do Distrito Federal (GDF).

 

O biodigestor, embora simples em sua aparência, apresenta resultados significativos desde que foi instalado na casa de Janderson, há aproximadamente dois meses. Agora, ele e sua família alimentam o equipamento com os restos de comida doméstica, inclusive da casa vizinha. Os benefícios são notáveis: o biodigestor produz gás de cozinha e biofertilizante para ambas as residências, garantindo economia, melhorias na produção de hortaliças e até mesmo ganhos com a venda do material não utilizado.

 

Trouxe muita economia, porque deixamos de comprar gás e, além de tudo, com o preço do adubo, que está muito caro, também produzimos nosso próprio fertilizante”, explicou o produtor.

 

Com sua portabilidade e facilidade de instalação, o biodigestor não apenas estimula a agricultura familiar, mas também promove boas práticas em sustentabilidade e saúde. Para ativá-lo, basta utilizar esterco e água, e em pouco tempo os moradores já podem alimentar o equipamento com a matéria orgânica disponível.

 

Desde abril, a família do produtor agroecológico já economiza R$ 260 por mês com a compra de botijões de gás. O biofertilizante, um material rico em nutrientes que fortalece o solo, é utilizado para a adubação da horta e, devido à quantidade produzida, pode ser doado a outras famílias ou até mesmo vendido. “Tanto o gás quanto o fertilizante são gerados diariamente: oito horas de fogão ligado e até 120 litros de biofertilizante”, explicou

 

Durante a inauguração, o embaixador de Israel no Brasil, Daniel Zohar, marcou presença juntamente com dezenas de moradores do assentamento, que puderam testemunhar os resultados do biodigestor na propriedade de Janderson. O equipamento, desenvolvido com tecnologia israelense e patenteado pela empresa Homebiogás, está disponível no mercado por R$ 25 mil.

 

Para o secretário de Relações Internacionais, Paco Britto, que participou de todo o processo de doação, instalação e acompanhamento dos resultados do biodigestor para a região, os avanços que a tecnologia levou para a região rural vai muito além da economia do gás e produção do fertilizante. 

 

Além disso, que é muito importante, estamos contribuindo com o meio ambiente, com produção de energia limpa, dando destino aos restos de alimentos que seriam descartados e trazendo para o campo a tecnologia sustentável”, destacou. 

Ainda segundo o secretário, juntamente com a secretaria de Agricultura, de Educação, a Emater-DF, a utilização do biodigestor deverá chegar às escolas. “O governador Ibaneis Rocha escolheu o assentamento Oziel Alves III para esse piloto e entende que podemos criar políticas públicas de Estado com o uso de tecnologias sustentáveis”, concluiu.

 

 

Veja também

Doença comum após os 45 anos pode evoluir rapidamente e …

Com foco na nova geração, a marca aposta em comunicação …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.