GPS Brasília comscore

Presença feminina: mulheres ocupam cargos de comando no governo Ibaneis Rocha

Em seu aniversário, governador é celebrado por políticas públicas de acolhimento, autonomia e prevenção para mulheres no DF

Antes mesmo de completar 50 anos, o governador Ibaneis Rocha trocou o seu bem-sucedido escritório de advocacia para governar a capital do Brasil. Até então, não havia se aventurado na política. Também empresário e com visão de negócio, em seu primeiro discurso, em 2019, durante solenidade na Praça do Buriti, ressaltou a necessidade de diálogo com o setor produtivo. “Eu vou deixar o empresário trabalhar, gerar renda e emprego” , dizia.

Ibaneis é reconhecido como alguém de trato direto, personalidade firme e que valoriza o trabalho técnico. Seu olhar pragmático e voltado para resultados também o tornou sensível às demandas sociais. Em sua gestão, destacou-se pelo investimento em proteção social, acesso à justiça, capacitação econômica e ampliação de direitos.

Dentre a construção deste ecossistema, políticas públicas de acolhimento, autonomia e prevenção para mulheres no DF têm se tornado um dos pilares de sua gestão por meio de uma série de programas que trouxeram impactos à comunidade. No dia em que celebra o seu aniversário em sua fazenda na companhia de amigos e familiares, o GPS|Brasília rememora as pautas que fortalecem a presença feminina no DF.

A exemplo de mulheres em cargos estratégicos, como a vice-governadora Celina Leão, que eleva significativamente a representatividade feminina no núcleo do poder político local. A procuradora-geral Ludmila Lavocat Galvão, e ainda as secretárias Marcela Passamani (Justiça e Cidadania), Gisele Ferreira (Mulher) Hélvia Paranaguá (Educação), assim como a coronel Ana Paula Habka, comandante-geral da Polícia Militar ou Monica Mesquita, ex-comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar.

Celina Leão | Foto: GPS|Brasília

As ações estampam dados que revelam a redução de 63% nos feminicídios no primeiro semestre de 2024 no DF, comparado ao mesmo período do ano anterior, segundo a Secretaria de Estado da Mulher. A Lei do Feminicídio completou dez anos e foi criada para tipificar o assassinato de mulheres em contexto de violência doméstica e familiar. A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP/DF) realiza análises e monitoramento dos casos de feminicídio. O acompanhamento da Lei do Feminicídio e seus impactos é feito por diversos órgãos, incluindo o Ministério Público e a Câmara dos Deputados.

Ludmila Lavocat Galvão | Foto: Vinicius de Melo/Agência Brasília

“Este é um governo que valoriza as mulheres, e as coloca em cargos de comando. O governador Ibaneis Rocha e a nossa vice-governadora, Celina Leão, valorizam a mulher na sua essência. Têm estilo assertivo e objetivo, que busca resultados rápidos e vão às ruas para se conectar com a população”, descreve Gisele Ferreira, secretária da Mulher.

Marcela Passamani | Foto: Renato Alves/Agência Brasília.

POLÍTICAS PARA MULHERES (2019–2024)

Casa da Mulher Brasileira (CMB)

Mais de 40 mil atendimentos tais como acolhimento psicossocial, jurídico e encaminhamentos protetivos.

Gisele Ferreira | Foto: Tony Oliveira/Agência Brasília

Delegacias Especializadas no Atendimento à Mulher (DEAMs)

Reestruturação com ampliação de 50% no efetivo especializado e implantação de salas humanizadas em delegacias gerais.

gpsbrasília-ps-hélviaparanaguá-10072025

Hélvia Paranaguá | Foto: Renato Alves/ Agência Brasília

Qualifica Mulher DF

Mais de 12 mil mulheres capacitadas em cursos técnicos nas áreas de beleza, gastronomia, costura, tecnologia e gestão de negócios.

gpsbrasília-ps-anapaulahabka-10072025

Ana Paula Habka | Foto: Geovana Albuquerque/Agência Brasília

Microcrédito e empreendedorismo

Parceria BRB Mulher Empreendedora com R$ 50 milhões em crédito liberado e mais de três mil empreendedoras beneficiadas.

gpsbrasília-ps-mônicamesquita-1072025

Mônica Mesquita | Foto: Renato Alves/Agência Brasília

Casas-abrigo e proteção

Atualmente com três casas-abrigo em operação no DF com acolhida de quatrocentas mulheres e seus filhos.

Saúde da Mulher

Mais de trezentos mil exames realizados (Papanicolau e Mamografia) e cobertura pré-natal a gestantes.

Educação e prevenção

Campanhas educativas com distribuição massiva de materiais informativos em escolas, unidades de saúde e CRAS.

Participação social

Instalação de dez fóruns permanentes de diálogo com organizações e movimentos de mulheres.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Condição não necessariamente é permanente e pode estar associada a …

Os rins têm um papel essencial para o bom funcionamento …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.