A chegada de uma onda de ar polar no Centro-Oeste e Sul do Brasil vai derrubar as temperaturas nos próximos dias. Alerta laranja emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informa ainda “perigo” à saúde por conta da queda de mais de 5ºC nas médias locais. Em regiões do sul, pode haver geada e/ou neve, mesmo fora de regiões serranas.
Esta deve ser a primeira e uma das mais intensas ondas de frio do ano. O País já registrou algumas frentes frias, mas as temperaturas não caíram tanto. Isso porque, de acordo com a Climatempo, além essa próxima massa de ar frio é maior e mais intensa que as anteriores, com características continentais. O ar frio avançará pelo interior da América do Sul, e não em direção ao oceano. Quando o deslocamento é sobre o mar, essas massas tendem a perder a força.
Além disso, ondas polares continentais normalmente têm pouca umidade – e quanto menor a umidade, maior a sensação de resfriamento. “São as massas de ar frio continentais que conseguem levar o ar gelado para o interior do Brasil, causando temperaturas realmente baixas no interior do Sudeste, no Centro-Oeste e também o fenômeno da friagem em parte da região Norte”, afirma a Climatempo.
A previsão é de termômetros abaixo de 0°C na região Sul e dos 10ºC no Centro-Oeste e Sudeste. Em Rondônia, no Acre e no sul do Amazonas, as temperaturas caem, mas em menor intensidade. O resfriamento poderá acontecer em duas partes. “Essa situação é bastante comum quando é necessário afastar massas quentes e secas que já estão instaladas sobre o interior do Brasil há vários dias.”
A primeira massa de ar polar chega nesta terça-feira (27), no Sul, trazendo chuva, e avança pelo País até 30 de maio. A segunda, no começo de junho, persistindo até o dia 3. “Entre o enfraquecimento da onda de frio e da chegada desta segunda massa de ar frio, não haverá tempo suficiente para um aquecimento relevante no centro-sul do Brasil“, informa o instituto.
Previsão do Inmet
A previsão do Climatempo coincide com o alerta laranja do Inmet, que aponta queda brusca de temperatura na região Sul do Brasil, e entre Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, devido ao choque entre massas de ar quente e frio. Outras localidades também serão afetadas, como é o caso de São Paulo. Nas regiões Centro-Oeste e Norte, os termômetros devem cair mais entre quinta-feira (29) e sexta-feira (30).
O declínio de temperatura entre quarta-feira e quinta-feira será mais acentuado em Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Já entre quinta e sexta-feira, serão afetados os estados do Acre, Goiás, Minas Gerais e Rio de Janeiro.