GPS Brasília comscore

Prepare seu casaco: onda de frio deve derrubar as temperaturas médias em mais de 5°C no País

A previsão é de termômetros abaixo de 0°C na região Sul e dos 10ºC no Centro-Oeste e Sudeste, ainda nesta semana

A chegada de uma onda de ar polar no Centro-Oeste e Sul do Brasil vai derrubar as temperaturas nos próximos dias. Alerta laranja emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informa ainda “perigo” à saúde por conta da queda de mais de 5ºC nas médias locais. Em regiões do sul, pode haver geada e/ou neve, mesmo fora de regiões serranas.

Esta deve ser a primeira e uma das mais intensas ondas de frio do ano. O País já registrou algumas frentes frias, mas as temperaturas não caíram tanto. Isso porque, de acordo com a Climatempo, além essa próxima massa de ar frio é maior e mais intensa que as anteriores, com características continentais. O ar frio avançará pelo interior da América do Sul, e não em direção ao oceano. Quando o deslocamento é sobre o mar, essas massas tendem a perder a força.

Além disso, ondas polares continentais normalmente têm pouca umidade – e quanto menor a umidade, maior a sensação de resfriamento. “São as massas de ar frio continentais que conseguem levar o ar gelado para o interior do Brasil, causando temperaturas realmente baixas no interior do Sudeste, no Centro-Oeste e também o fenômeno da friagem em parte da região Norte”, afirma a Climatempo.

A previsão é de termômetros abaixo de 0°C na região Sul e dos 10ºC no Centro-Oeste e Sudeste. Em Rondônia, no Acre e no sul do Amazonas, as temperaturas caem, mas em menor intensidade. O resfriamento poderá acontecer em duas partes. “Essa situação é bastante comum quando é necessário afastar massas quentes e secas que já estão instaladas sobre o interior do Brasil há vários dias.”

A primeira massa de ar polar chega nesta terça-feira (27), no Sul, trazendo chuva, e avança pelo País até 30 de maio. A segunda, no começo de junho, persistindo até o dia 3. “Entre o enfraquecimento da onda de frio e da chegada desta segunda massa de ar frio, não haverá tempo suficiente para um aquecimento relevante no centro-sul do Brasil“, informa o instituto.

Previsão do Inmet
A previsão do Climatempo coincide com o alerta laranja do Inmet, que aponta queda brusca de temperatura na região Sul do Brasil, e entre Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, devido ao choque entre massas de ar quente e frio. Outras localidades também serão afetadas, como é o caso de São Paulo. Nas regiões Centro-Oeste e Norte, os termômetros devem cair mais entre quinta-feira (29) e sexta-feira (30).

O declínio de temperatura entre quarta-feira e quinta-feira será mais acentuado em Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Já entre quinta e sexta-feira, serão afetados os estados do Acre, Goiás, Minas Gerais e Rio de Janeiro.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Oniomania é um transtorno de compra compulsiva, que causa prejuízos …

É perfeitamente possível “emagrecer” na balança e continuar funcionalmente comprometido …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.