Com o fim da temporada das festas de Réveillon, a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec-DF) agora está focada no Carnaval de Brasília. A ideia é ampliar o número de blocos de rua, com a antecipação de recursos para proporcionar uma estrutura melhor para os eventos da folia, que começa no fim da segunda semana de fevereiro deste ano.
Segundo o secretário Claudio Abrantes (foto em destaque), mais de R$ 6 milhões serão destinados aos famosos bloquinhos este ano. Ele garante que os recursos já estão empenhados e a expectativa é de que cheguem com maior antecedência, facilitando a organização dos grupos até fevereiro.
“É um avanço em relação ao passado, quando os recursos chegavam em cima da hora, prejudicando a organização”, disse.
Na última quinta (4), a secretaria anunciou a escolha da Associação Amigos do Futuro, por meio de uma seleção pública, para executar os blocos de rua durante os festejos de Momo deste ano. A seleção foi registrada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF).
Após a análise e confirmação dos critérios, a Secec-DF fará a homologação final da seleção, iniciando a parceria por meio de um Termo de Colaboração. A Associação Amigos do Futuro terá um prazo estabelecido para organizar, administrar e selecionar os blocos de rua para o Carnaval de 2024.
Expectativas estão altas, com inscrições abertas para os blocos interessados em desfilar pelas ruas até esta sexta-feira (5/1), às 18h, por meio de um formulário disponível no site da Secec-DF.
Os dados fornecidos serão cruciais para a avaliação e seleção dos 56 blocos que receberão apoio pelo Edital nº 20/2023, garantindo um processo de escolha criterioso e transparente.